Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Relações internacionais

Curitiba recebe prêmio de cidade fraterna concedido por associação italiana

25/04/2014 10:06:00

A cidade de Curitiba recebeu, na noite desta quinta-feira (24), no Salão Brasil, o prêmio “Chiara Lubich pela Fraternidade”, oferecido pela associação italiana Cittá Per La Fraternitá (Cidades Pela Fraternidade). Em sua quinta edição, o prêmio é concedido a cidades e governantes que promovem a paz, os direitos humanos, a justiça social e a fraternidade em seus atos admnistrativos. A cerimônia de premiação foi realizada no início de fevereiro, em Roma, e agora o prêmio foi entregue ao prefeito Gustavo Fruet.

Criado pelo prefeito da cidade de Rocca di Papa, na região metropolitana de Roma, em 2008, o prêmio homenageia a ativista Chiara Lubich, fundadora do movimento dos focolares, que prega a construção de um mundo unido. João Manoel Motta e Marinella Pigone vieram de Roma, representando o prefeito de Rocca di Papa, para entregar um pergaminho a Fruet, em nome da associação.

Na menção consta a declaração: “À cidade de Curitiba, do Estado do Paraná –Brasil, pelo esforço significativo a alcançar os valores positivos, que derivam da adesão ao espírito de fraternidade, importante nas ações do quotidiano e na ação política para procurar, à frente de tudo, o que une pelo bem comum”.

“Curitiba é a primeira cidade além dos oceanos a receber esta honraria e estamos muito felizes com este momento”, disse João Manoel Motta. Marinella Pigone leu o pergaminho, escrito pela atual presidente do movimento dos focolares: “mandamos saudações e parabenizamos a prefeitura de Curitiba pelo impulso em trabalhar pela fraternidade e o bem comum”.

O prefeito agradeceu a premiação. “Alcançar a fraternidade é um desafio diário na Prefeitura, por meio da igualdade social”, disse Fruet.

“É esse tipo de ação, de se voltar para quem mais precisa, de fazer algo sem esperar nada em troca, que mais encanta no movimento dos focolares”, disse a presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Marcia Oleskovicz Fruet.

O deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB), seguidor do movimento dos focolares, também participou da entrega do prêmio, acompanhado por um grupo de simpatizantes do movimento em Curitiba.

Cidade do Porto

Ainda na noite de quinta-feira, seguindo a agenda internacional, o prefeito e a vice-prefeita e secretária municipal do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves, recepcionaram o presidente da Câmara Municipal da cidade do Porto, em Portugal, Rui Moreira, na secretaria municipal do Meio Ambiente. Eles discutiram um protocolo de intenções para firmar parceiras entre a cidade do Porto e Curitiba nas áreas de mobilidade, tecnologia e planejamento urbano.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484