Experiências e projetos desenvolvidos em Curitiba na área de Gestão Integrada de Segurança foram citados como exemplo pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) - Ministério da Justiça (MJ), durante o curso Convivência e Segurança Cidadã, que aconteceu na última semana de julho, em Caxias do Sul (RS).
O curso reuniu representantes de todo o País e foi promovido pelo Programa das Nacões Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com a Senasp. A pauta principal foi um estímulo nacional às ferramentas de prevenção à violência.
“O conteúdo do curso tem muito a ver com o que estamos realizando em Curitiba, que foi citada diversas vezes como exemplo”, disse o coordenador técnico do Gabinete de Gestão Integrada em Segurança Pública (GGI) de Curitiba, Marlon Alves Cardoso. “Isso nos estimula a dar continuidade à integração como ferramenta de gestão local das políticas públicas de segurança”, comentou.
Além de Cardoso, o diretor da Guarda Municipal de Curitiba, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho, representou a cidade no encontro. O coordenador do GGI Curitiba comentou que a participação municipal no curso possibilitará uma melhor relação de Curitiba com os municípios da região metropolitana, pois irá incentivar ações conjugadas e integradas. “Isso acontecerá através de recursos federais, que serão oferecidos através de editais de convênios”, disse.
Nos próximos meses, serão lançados editais para selecionar 14 propostas entre os participantes das cinco edições nacionais do curso. O conteúdo das aulas incluiu assuntos como Segurança Cidadã, Governabilidade Democrática e Desenvolvimento Humano; Abordagem, Segurança Cidadã e Jogo Fica Seguro; Segurança Cidadã e Direitos Humanos; Participação Cidadã; Modernização e Formação da Atuação Policial; Gestão Local; Mediação de Conflitos; Redução dos Fatores de Risco; Prevenção do Crime e das Violências; Espaços Urbanos Seguros e Formulação de Projetos Técnicos em Segurança Pública.
Curitiba
Em maio deste ano, Curitiba sediou o primeiro Encontro Regional dos Gabinetes de Gestão Integrada em Segurança Pública (GGI). Durante esse encontro foi lançado em fase experimental o Info GGI, instrumento que permitirá que os municípios compartilhem ações, experiências e informações.
“Curitiba foi escolhida, tanto para sediar o evento quanto para conhecer em primeira mão a ferramenta, por ser referência em gabinete de gestão integrada”, disse na ocasião o representante do governo federal, Fernando César Zarantonello, da coordenadoria de GGIs da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça.
Segundo ele, Curitiba serve de exemplo nacional. “Desde o início do ano passado, são visíveis as ações e o trabalho em processo continuado que são desenvolvidos em Curitiba”, citou.
Ligado diretamente ao gabinete do prefeito, o GGI de Curitiba atua em sistema de rede, organizando temas de real e atual interesse para a segurança pública municipal. As reuniões são mensais. Entre os principais objetivos estão a identificação de prioridades de interesse comum, bem como a concepção e a elaboração de pautas compartilhadas.