Registrar
Acesso à Informação
Pesquisar
Ter, 31/05/16
Previsão do Tempo em Curitiba
maxima minima
20º
13º
Prefeitura Municipal de Curitiba

Planejamento

Cicloativistas no Conselho da Cidade

12/05/2013 11:58:00
  • Compartilhe

A 5ª Conferência da Cidade, encerrada neste sábado, elegeu titulares e suplentes para o terceiro mandado do Conselho da Cidade de Curitiba. Entre os eleitos estão representantes do executivo, legislativo, movimentos populares, entidades representantes dos trabalhadores e do setor empresarial, entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa, conselhos profissionais e Organizações Não Governamentais (ONG’s).

Pela primeira vez foram eleitos representantes dos ciclo ativistas e das empresas e profissionais de design. José Augusto Túlio Filho, presidente da Associação das Empresas e Profissionais de Design do Paraná (Prodesign PR), disse que essa eleição representa um avanço, pois a área terá oportunidade de mostrar seu papel dentro do planejamento da cidade. “Queremos que Curitiba volte a ser uma cidade inovadora e o design pode contribuir muito neste sentido”, disse Túlio Neto. A Prodesign PR possui 200 associados entre empresários, profissionais, professores e estudantes de design.

Eleita por unanimidade de votos das Organizações Não Governamentais para integrar o Conselho da Cidade de Curitiba, a Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu (CicloIguaçu) congrega mais de 300 pessoas. Com grande poder de mobilização, os eventos da entidade buscando a valorização e o respeito à bicicleta como meio de transporte costumam reunir milhares de pessoas em Curitiba. “Nosso objetivo é inserir a bicicleta na agenda política da cidade. Mas, além de defender a ciclomobilidade, a CicloIguaçu luta pela humanização da mobilidade em Curitiba. A mobilidade precisa atingir a escala humana e ser menos agressiva ao meio ambiente”, defendeu Rodolfo Brandão de Proença Jaruga, coordenador jurídico da CicloIguaçu.

O recém eleito Conselho da Cidade de Curitiba, que terá mandato de três anos, tem como presidente o arquiteto Sérgio Póvoa Pires que também preside o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC). “Estamos muito satisfeitos com essa nova configuração do Concitiba, assim como pelo empenho de todas as entidades que o compõem. Todos lutam por uma Curitiba melhor, mais justa, mais humana, participativa e inovadora”, comemorou Sérgio Pires.

CONCITIBA

O Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba) é um órgão colegiado de política urbana, que tem sua estrutura vinculada ao IPPUC e reúne representantes do poder público e da sociedade civil. Entre suas atribuições estão formular, elaborar e acompanhar as diretrizes do desenvolvimento urbano e regional de Curitiba no que se refere a equipamentos para serviços básicos e de interesse comunitário, infraestrutura urbana, habitação, saneamento ambiental, desenvolvimento sustentável e mobilidade urbana com ênfase para o transporte coletivo, trânsito e acessibilidade.

  • Compartilhe
Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484