Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Comunidade

Amigos da Horta colhem saúde no Cras da Vila Sandra, na CIC

17/02/2017 12:57:00

O envolvimento e integração social são objetivos de um programa desenvolvido no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da Vila Sandra, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). Chamada de Amigos da Horta, a iniciativa envolve voluntários que se dedicam à manutenção e melhoria de uma horta que fica nas dependências do  Cras.

Criado em 2009, o programa é voltado para adultos, mas tem uma forte presença da população idosa da região. A assistente social e coordenadora do Cras Vila Sandra, Rosângela Kanning Oviedo, explica que a horta é um espaço de exercício da cidadania para a comunidade local, mas também atende outros objetivos. “A horta funciona como uma porta de entrada para que as pessoas tenham acesso a outros serviços e programas desenvolvidos no Cras, sobretudo àquelas pessoas que necessitam de um acompanhamento da assistência social.”

No local são produzidos temperos, legumes, verduras e hortaliças que são destinados à comunidade. A horta também produz ervas medicinais. “Nos dias de chuva, quando não podemos trabalhar na horta, nos dedicamos a estudar as propriedades destas plantas”, afirma Rosângela.

A mais antiga integrante do grupo, Alcina Pereira dos Santos, vai à horta há cinco anos. Aposentada, dona Alcina começou a frequentar o programa por ter familiaridade com o trabalho. “Eu me criei na roça”, diz ela. Com o tempo, a senhora de 83 anos passou a aproveitar outros programas feitos no Cras Vila Sandra. “Hoje eu faço as aulas de yoga e, na sequência, venho para a horta. É muito bom para a saúde”, relata.

A iniciativa também conta com apoio de voluntários, que acabam formando uma grande família. É o caso de Valdemar José Kürten, aposentado de 66 anos. Seu Valdemar conta que trabalhou com agricultura por 30 anos e, há três meses, passou a ajudar na horta. “Moro em um apartamento próximo, onde não tenho espaços abertos, então venho aqui o mostrar o que aprendi e também fazer atividade ao ar livre, tomar sol e conversar”, conclui.

O programa conta com a supervisão das educadoras Vera Maria Kruke Mortean e Célia Maria Mahs.

Parceiros

O programa Amigos da Horta tem parceria da Secretaria Municipal do Abastecimento, que fornece as mudas para plantio, além da presença eventual da cozinha móvel, quando a comunidade é convidada a cozinhar – e comer – os alimentos da horta.

A Secretaria do Abastecimento também oferece aulas com especialistas para melhorias da horta.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484