Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba
Secretaria Municipal do

Meio Ambiente

Casa do Acantonamento

 

Educação para a conservação da Fauna

Entre as atividades desenvolvidas pelo Departamento de Pesquisa e Conservação da Fauna, há aquelas voltadas à Educação  Ambiental, desenvolvidas pela equipe da Divisão de Educação para a Conservação da Fauna.

Estas atividades são divididas em três grupos:

  1. Atividades realizadas na Casa de Acantonamento Ecológico
  2. Atividades realizadas no Zoológico Municipal de Curitiba
  3. Atividades externas.

Casa do Acantonamento

 

  1. Atividades realizadas na casa de Acantonamento Ecológico
    • Acantonamento Ecológico
      Esta atividade é oferecida para cerca de 40 alunos de quinto ano do ensino fundamental das redes municipal,  estadual e particular de ensino.
      A atividade é realizada durante o sábado e domingo, inclusive com pernoite. Desta atividade participam principalmente, alunos da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. São 40 crianças (20 meninos e 20 meninas) de idade entre 9 a 12 anos. Durante todo o final de semana, são realizadas diversas atividades envolvendo os temas
      ambientais como a trilha interpretativa diurna (em mata de Floresta com Araucária), visita ao pomar, horta mandala, cerimonial do fogo, trilha noturna, visita ao zoológico e cozinha do zoológico, palestras e muitas outras atividades.
    • Oficinas Ambientais
      A oficina ambiental acontece sempre às terças-feiras e são realizadas diversas atividades de Educação Ambiental. As oficinas são oferecidas para até 40 alunos de quinto ano do ensino fundamental das redes municipal, estadual e particular de ensino. Os alunos chegam à Casa de Acantonamento por volta das 9:00 h e saem às 16:00 h. Nesta modalidade a escola pode participar da composição do programa a ser trabalhado com os estudantes.
    • Noite no Zôo
      Esta atividade tem como objetivo atender principalmente alunos de Ensino Noturno, participantes dos programas de Educação para Jovens e Adultos e o público universitário. A atividade para até 40 pessoas tem inicio às 17:00h e o encerramento pode ser às 24:00h. São realizadas palestras sobre animais peçonhentos, o cerimonial do fogo e a visita noturna ao Zoológico Municipal de Curitiba.
  2. Atividades realizadas no Zoológico Municipal de Curitiba
    • Centro de Educação Ambiental
      Dentro do Zoológico Municipal de Curitiba está localizado o Centro de Educação Ambiental destinado a atender ao público visitante. O espaço é composto de dois ambientes diferenciados: o primeiro com dois dioramas (vitrines), onde estão expostos animais taxidermizados (empalhados) e outras peças como patas, bicos e crânios de animais nativos e exóticos. O outro ambiente destina-se a atividades de sensibilização e por meio delas o visitante tem a oportunidade de aprender sobre vários temas envolvendo questões ambientais. Também é possível que as escolas
      marquem atendimentos personalizados para grupos de no máximo 40 alunos.
    • Visitas Orientadas
      Esta atividade é oferecida para as redes municipal, estadual e particular de ensino, bem como para faculdades e universidades e deve ser agendada previamente. As visitas orientadas são oferecidas para alunos a partir do terceiro ano do ensino fundamental, em grupos de 40 alunos. Nesta atividade os alunos são guiados por um técnico que trabalhará vários conceitos relacionados aos animais da exposição do zoológico e aos temas ambientais.
  3. Atividades Externas
    Além das atividades acima relacionadas, a Divisão de Educação para a Conservação da Fauna realiza outros trabalhos como Zôo vai à escola, Teatro na Escola e Exposições, em outros locais.
    • Zôo vai à Escola
      Esta atividade é realizada em escolas municipais, estaduais e particulares e também nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), com o nome de “ZOOZINHO VAI AO CMEI”. São realizadas conversas com os alunos trabalhando temas de interesse: hábitos, habitat e curiosidades sobre os animais e também são levados
      patas, peles, bicos, crânios e animais taxidermizados. Esta atividade ocorre às quintas-feiras.
    • Teatro na Escola
      O teatro pode acontecer de duas formas: com a atuação dos integrantes da equipe ou com fantoches. São muitos os temas oferecidos, porém todos relacionados à sensibilização para os problemas ambientais. Esta atividade é oferecida para CMEIs e para alunos do ensino fundamental até o quinto ano.
    • Exposições
      A equipe da Divisão de Educação para a Conservação da Fauna também oferece a realização de exposições para escolas em feiras de ciências e outros espaços como as ruas da cidadania, empresas, universidades e outras instituições onde os temas envolvidos tenham relação com a Educação Ambiental e para a Conservação da
      Fauna.

A Casa de Acantonamento está localizada a Rua João Miqueletto, nº1.000, no Bairro Alto Boqueirão.

Contato pelo telefone (41) 3378-1515

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484