Durante a pandemia do novo coronavírus, a Agência Curitiba aprofundou sua missão de fazer a conexão de todo o ambiente empreendedor e de inovação do Vale do Pinhão para ajudar a capital paranaense a reduzir os impactos na saúde, sociais e econômicos causados pela covid-19.
Mais de dez mil máscaras-escudo (face shield) já foram produzidas no FabLab da Prefeitura. A iniciativa é uma parceira da Agência Curitiba, Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal da Educação, além de empresas privadas, que se mobilizaram para implantação da linha de produção de máscaras em impressão 3D e corte a laser no FabLab.
Curitiba também foi a primeira capital a oferecer a videoconsulta para a população, graças a uma parceria da Agência Curitiba, Secretaria Municipal da Saúde e a startup Doctoralia, que doou a plataforma. A capital também usa a inteligência artificial para fazer a triagem dos possíveis casos graças à empresa que criou o Robô Laura, que cedeu a tecnologia ao município.
Ações coordenadas pela Agência Curitiba no combate à covid:
1. Montagem da linha de produção de máscaras-escudo (face shield) no Fab Lab Cajuru. Mais de dez mil máscaras feitas nas impressoras 3D.
2. Intermediação para doação de tecnologias de saúde, cedidas à Prefeitura, para o combate ao novo coronavírus, como a videoconsulta da Doctoralia e o sistema Robô Laura para triagem.
3. Lançamento de edital de doação para startups oferecem aos pequenos empresários aplicativos para vendas, loja virtual, pagamento, apoio a gestão da empresa, entregas e contratação de serviços. Criação de lojas virtuais, em parceria com a startup Olist, para a Feira de Artesanato e Feiras Livres.
4. Programação de capacitação on-line para empreendedores com 80 lives com especialistas convidados, incluindo curso Bom Negócio, oficinas do Empreendedora Curitibana, Mutirão MEI e Business Round para apresentação de startups aos investidores.
5. Pesquisa de Impactos Empresariais para mapear reflexos da situação econômica e colaboração no plano de retomada econômica.