No ano da pandemia pelo novo coronavírus, a participação da população no programa de consultas públicas Fala Curitiba foi garantida pela internet. O crescimento do on-line é de 67% em relação ao ano passado. A modalidade já era utilizada, mas com a suspensão das reuniões presenciais, esta foi a opção para a população que participa da iniciativa, sugerindo as prioridades que vão compor as leis orçamentárias para execução em 2021.
O prazo para a participação na fase de consulta pelo portal fala.curitiba.pr.gov.br termina dia 30 de julho.
Serviços on-line têm sido preparados dentro do Escritório de Processos, um comitê que articula com servidores de cada área, por meio da automatização, o desenvolvimento de processos menos burocráticos. Além de 27 serviços on-line da Secretaria do Urbanismo, a população já conta a Lei de Acesso à Informação em formato automatizado.
“Queremos utilizar cada vez mais as possibilidades que a tecnologia pode nos proporcionar, seja para a participação popular do Fala Curitiba, na modernização dos processos, na oferta de oportunidades de aprendizado, como a que oferecemos durante a pandemia”, declara o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública, Alexandre Matschinske.
O Imap aproveitou sua estrutura da plataforma Aprendere-EaD para a oferta de cursos e lives abertas e gratuitas, durante o período de isolamento. Com temas como gestão pública, pandemia e direitos humanos, a ideia foi proporcionar a reflexão sobre temas que interessam não apenas aos servidores, mas também ao público em geral.
Veja algumas das medidas adotadas pelo Imap na pandemia
- Fala Curitiba transferiu as reuniões presenciais para o formato de votação on-line. Após cadastro, o cidadão tem a oportunidade de indicar cinco prioridades, por regional, para o orçamento de 2021.
- Oferta do curso livre “Como se Organizar no Período de Isolamento Social”, com orientações sobre a organização do home office, atividades para serem realizadas com as crianças e adolescentes, práticas de exercícios físicos, educação alimentar, saúde emocional, aulas de música e artes visuais, e dicas de cursos on-line em diferentes áreas do conhecimento.
- Realização de lives com transmissão ao vivo e disponibilização via streaming com temas variados: Covid-19 no Aniversário de 20 Anos da Lei de Responsabilidade Fiscal; Inovação e Atendimento Digital; Inovação na Administração Pública a as Compras Governamentais em Tempos de Covid-19; Lei Geral de Proteção de Dados; Dicas Para uma Boa Oratória, Violências contra Crianças e Adolescentes em Tempos de Isolamento Social; Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher em Tempos de Covid-19; Direito de Família e Pandemia: como ficam Guarda, Visita e Pensão; Prevenção e Combate à Violência Doméstica e Familiar em Condomínios; Dia do Orgulho LGBTI+.
- Estagiários da Prefeitura de Curitiba foram afastados das atividades presenciais, sem comprometer o pagamento da sua bolsa-auxílio.