Ir para o conteúdo
banner

População atendida

Segurança extra: Ruas da Vila Audi-União ganham primeiro sistema de iluminação da Prefeitura de Curitiba

São 320 metros de extensão de iluminação pública que tiraram da escuridão três vias de acesso ao Centro da Juventude Audi-União e ao Centro Municipal de Educação Infantil Ruth Cardoso

A Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), ampliou e modernizou a rede de iluminação no bairro Uberaba, na área conhecida como Audi União. Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) da Prefeitura de Curitiba ampliou e modernizou a rede de iluminação no bairro Uberaba, na área conhecida como Vila Audi-União, na lateral do Rio Iguaçu, divisa com o município de São José dos Pinhais. Três ruas da região receberam seus primeiros sistemas de iluminação, atendendo à solicitação dos moradores.

São 320 metros de extensão de iluminação pública que tiraram da escuridão três vias de acesso ao Centro da Juventude Audi-União (Cejuv) e ao Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ruth Cardoso. Os novos equipamentos asseguraram mais conforto e segurança para os moradores da região.

“Ao mesmo tempo que trabalhamos na extensão da rede de iluminação da cidade avançamos na modernização do parque de iluminação para assegurar eficiência energética e sustentabilidade”, destaca o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.

Eficiência energética

Novos postes e luminárias LED - que iluminam com mais eficiência energética e menos gastos públicos - foram instalados nas ruas Rua Lourdes Erzinger Correia, Guirino Jory e Rua José Laurindo de Castro. Nas três vias os novos postes instalados receberam luminárias LED de 60W de potência.

Segundo Paulo Henrique Pulcides, coordenador do Cejuv, a nova iluminação tem sido motivo de comemoração entre os 1.300 alunos que participam das atividades esportivas oferecidas na unidade. “Agora para nós a noite parece dia”, brinca Pulcides, que destaca a importância da região ter sido iluminada.

“Ficamos por dez anos no escuro, sem postes nas vias, mas agora está bem iluminado. A entrada e a saída dos professores e dos alunos está mais segura e isso é estímulo para participação das atividades”, avalia o professor.

As luminárias de LED são superiores às lâmpadas de vapor de sódio e vapor metálico pela redução do consumo de energia que proporcionam, por sua eficiência e vida útil. Elas iluminam melhor e ainda utilizam componentes recicláveis, menos agressivos ao meio ambiente.

O diretor do Departamento de Iluminação Pública da Smop, Tony Malheiros (Smop), explica que a iluminação eficiente e adequada das vias aumenta a sensação de segurança da população e permite reduzir os acidentes de trânsito.