Quinze pessoas se candidataram às vagas de conselheiro tutelar para atuar na Regional Boa Vista, que engloba os bairros Abranches, Atuba, Bacacheri, Bairro alto, Barreirinha, Boa Vista, Cachoeira, Pilarzinho, Santa Cândida, São Lourenço, Taboão e Tingui.
A votação será no dia 6 de outubro, das 8h às 17h, na Escola Municipal Professor Ricardo Krieguer, Rua Maria Geronasso do Rosário, 346.
Toda a população com mais de 16 anos e que possui título de eleitor vigente poderá votar. É preciso levar um documento com foto no momento da votação, que será em urna eletrônica, fornecida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Os eleitos trabalharão para garantir os direitos de crianças e adolescentes que sofrem violações, entre elas negligência e violências física, emocional e sexual.
Conheça aqui os candidatos.
Em Curitiba, 180 candidatos poderão concorrer a 50 vagas para conselheiros titulares e 50 vagas para suplentes para a gestão 2020/2023.
Dos 180 candidatos, 173 concluíram todas as fases do processo e foram aprovados para disputar o pleito por terem atingido a nota exigida na prova de conhecimentos específicos – mínimo de 60% de acertos -, que foi aplicada no dia 1 de setembro.
Outros sete participantes entraram com mandado de segurança – a maioria por ter sido desclassificado por falta de comprovação da experiência mínima de três anos na área de garantia de direitos de crianças e adolescentes - e suas liminares ainda não foram concluídas.
Serão eleitos os candidatos com o maior número de votos. A eleição é coordenada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba), com o apoio da Fundação de Ação Social (FAS), que oferece o suporte necessário.
Cidadania
A vice-presidente do Comtiba, Aline Javornik, destaca a importância da participação da comunidade na eleição, embora o voto não seja obrigatório.
“Sugerimos que a população apta a votar seja um agente de cidadania, conheça o histórico de trabalho e escolha um candidato da região onde vota. O papel do conselheiro tutelar é de grande relevância social”, diz vice-presidente do Comtiba, Aline Javornik.
O presidente da FAS, Thiago Ferro, destaca que o processo de eleição dos conselheiros tutelares deste ano trouxe inovação e transparência. Uma das novidades foi a contratação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Funpar, para elaboração, aplicação e correção da prova. Até então, as questões do exame eram elaboradas pelos próprios servidores.
Para garantir a transparência, o processo de eleição de conselheiros tutelares conta, desde o início, com a fiscalização do Ministério Público e com a participação de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná.
Local de votação
Boa Vista
Escola Municipal Professor Ricardo Krieguer
Endereço: Rua Maria Geronasso do Rosário, 346 - Boa Vista
Conheça os candidatos:
ALINE CASTRO FARIAS DE OLIVEIRA
CARLUS ALBERTO LISBOA DE SOUZA
CECILIA MAYEVES
CELIA REGINA JORDÃO
CÉLIA REGINA PIONTKIEVICZ
DIANA MARA GAVELIKI FERREIRA GAMA
ISIDRA DARQUE ALVES DA SILVEIRA
JULIANA DE LOURDES GUEDES DE ALENCAR
LEONI JUK SANTOS
LUCELIA APARECIDA CESCONETTO
MARIA DE LOURDES RUSIK GONÇALVES
PEDRO LUCAS DA SILVA MAIA
ROSANA KLOSTER E LUZ
SUELEM FERNANDA DE OLIVEIRA
VALDETE APARECIDA RAMOS