A Prefeitura de Curitiba está com inscrições abertas para o curso obrigatório destinado aos motofretistas – profissionais que trabalham com entrega de mercadorias. O curso é gratuito e vai ser realizado nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, com 30 horas/aula, como prevê a Resolução do Contran nº 410/2012. O objetivo é garantir aos motociclistas profissionais a aquisição de conhecimentos e a padronização de ações e atitudes de segurança no trânsito.
Podem participar motociclistas que exerçam atividades remuneradas na condução de motocicletas e motonetas. As inscrições podem ser realizadas nas agências do Sine localizadas nas nove ruas da Cidadania ou no Instituto São Cristóvão, na Rua Professor Doutor Pedro Ribeiro Macedo da Costa, 694 - Vila Izabel.
As aulas serão ministradas no Instituto São Cristóvão, organização não-governamental mantida pela Federação dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Estado do Paraná (Fetropar). São 30 vagas por sala. No total, a Secretaria do Trabalho e Emprego está disponibilizando 850 vagas para profissionais motofretistas. Por isso, haverá cursos em quase todos os finais de semana. Para informações sobre datas e horários de novas turmas, basta ligar para o telefone (41) 3015-3300.
A iniciativa foi viabilizada por meio de emenda parlamentar e pelo Fundo Municipal do Trabalho.
O curso contém noções sobre legislação e gestão de risco sobre duas rodas, conceitos de trabalho decente conforme princípios da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em especial no que se refere à igualdade de oportunidades e de tratamento, e ainda sobre normas técnicas de saúde e segurança. Também inclui aulas práticas de pilotagem e transporte de cargas.