Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Diplomacia

Prefeito destaca importância geoeconômica do BRICS, que faz reunião em Curitiba

O prefeito Rafael Greca, que recebe nesta quarta-feira (13/03) as autoridades diplomáticas reunidas para 1ª Reunião do BRICS 2019, destaca a importância estratégica para as relações internacionais e para a economia global do grupo formado por Brasil, Rússia, China e África do Sul.

A abertura oficial será realizada no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem. O encontro é preparatório para a XI Cúpula de presidentes, que será realizada em Brasília em novembro deste ano.

“Reunidos, os países do BRICS representam um-quarto da economia global”, explica o prefeito. “A relevância geopolítica e econômica é evidente. Os países ocupam 24% da área terrestre do planeta e abrigam 53% da população mundial.”

Sob o aspecto do crescimento econômico, a evolução dos BRICS foi exponencial.  Greca lembra que as exportações totais dos cinco países passaram de US$ 49 bilhões em 2001 para US$ 3,2 trilhões em 2017 – crescimento de 6.500%, conforme destaca o Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

Esse período coincide com a formação do bloco, que começou a ser construído em 2006 e teve a primeira cúpula oficial em 2009.

As reuniões preparatórias para a cúpula são fundamentais para os países estabelecerem suas prioridades e ações conjuntas.

Entre as autoridades presentes na capital paranaese estão o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, os embaixadores Sergey Pogóssovitch Akopov (Rússia), Yang Wanming (China) e Ashok Das (Índia), entre outras cerca de 55 autoridades que fazem parte do alto nível das equipes diplomáticas dos países.

Leia mais