Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Julho das Pretas

Mutirão das mulheres negras terá serviços e atividades culturais

A Prefeitura realiza neste sábado (20/7) um mutirão voltado às mulheres negras curitibanas, no Centro de Esporte e Lazer Bairro Novo, no bairro Sitio Cercado, das 13h30 às 17h30.

Terá serviços de beleza, saúde, orientação profissional, prevenção contra violência doméstica, atividades culturais e esportivas, gratuitamente. 

O evento faz parte da programação do Julho das Pretas, que durante todo o mês realiza atividades culturais e educativas em prol da igualdade de oportunidades e contra o racismo e a misoginia.

Embora o evento seja voltado às negras, mulheres de todas as raças poderão participar.

Atividades

Durante a ação, serão distribuídas senhas para quick massagem, maquiagem, corte de cabelo, design de sobrancelha, higienização facial e hidratação. Profissionais da beleza irão prestar os serviços voluntariamente.

A Fundação de Ação Social (FAS) estará no local fazendo atendimento social e encaminhamentos para serviços da instituição, documentação civil e uma oficina de produção de bonecas de Abayomi. Profissionais da saúde darão orientações sobre planejamento familiar e tabagismo.

De acordo com Elenice Malzoni, assessora de Direitos Humanos e Política para Mulheres, a Prefeitura trabalha para a promoção dos direitos das mulheres em todos os âmbitos.

“É fundamental que as mulheres negras, historicamente inviabilizadas, tenham espaço de protagonismo e luta pelo enfrentamento do racismo e desigualdade de gênero”, ressalta Elenice.   

Para o entretenimento do público, atividades recreativas e brinquedos inclusivos – para crianças com deficiência – e apresentações de samba de roda, recitais de poesia e capoeira.

O evento terá também uma feira com venda de produtos afro para valorizar a arte, o artesanato, a cultura e a mulher afrocuritibana.

Julho das Pretas

As atividades do Julho das Pretas acontecem em todo o Brasil, por ocasião do dia 25 de julho, data em que é celebrado o Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. Também se comemora o dia de Tereza de Benguela, mulher negra que, durante o século XVIII, liderou o Quilombo do Quariterê, no Mato Grosso.

São diversas atividades de reflexão, arte, cultura, saúde, confraternização e fortalecimento das políticas de igualdade racial com recorte de gênero.

Segundo o assessor de Políticas da Promoção da Igualdade Racial de Curitiba, Adegmar Silva, o Candiero, “é mais uma data importante para mantermos a nossa Consciência Negra o ano todo”.

Nesta quinta-feira (18/7) será realizada uma cerimônia em homenagem às mulheres negras brasileiras e a abertura da exposição Ero Ere, a partir das 18h, no mini auditório do Museu Oscar Niemeyer.

Serviço
Mutirão Julho das Pretas

Data: sábado (20/7) das 13h30 às 17h30.
Local: Centro de Esporte e Lazer Bairro Novo. Rua Ourizona, 1681 - Sitio Cercado.
Entrada franca