Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Regional Santa Felicidade

Moradores têm 21 candidatos disputando vaga no Conselho Tutelar

Toda a população com mais de 16 anos, que possui título de eleitor vigente, poderá votar em 6 de outubro, para eleger novos Conselheiros Tutelares. Na Regional Santa Felicidade são 21 candidatos concorrendo ao pleito que acontece das 8h às 17h, na Escola Municipal dos Vinhedos, na Rua Zem Bertapelle, 55, em  Santa Felicidade.

Os eleitos vão trabalhar para garantir os direitos de crianças e adolescentes que sofrem violações, entre elas negligência e violências física, emocional e sexual, na abrangência dos bairros Butiatuvinha, Campina do Siqueira, parte norte do Campo Comprido, Cascatinha, Lamenha Pequena, Mossunguê, Orleans, Santa Felicidade, Santo Inácio, São Braz, São João e Vista Alegre.

Conheça aqui os candidatos

Para votar é preciso levar um documento com foto no momento da votação, que será em urna eletrônica, fornecida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Em Curitiba, 180 candidatos poderão concorrer a 50 vagas para conselheiros titulares e 50 vagas para suplentes para a gestão 2020/2023.

Dos 180 candidatos, 173 concluíram todas as fases do processo e foram aprovados para disputar o pleito por terem atingido a nota exigida na prova de conhecimentos específicos – mínimo de 60% de acertos -, que foi aplicada no dia 1 de setembro.

Outros sete participantes entraram com mandado de segurança – a maioria por ter sido desclassificado por falta de comprovação da experiência mínima de três anos na área de garantia de direitos de crianças e adolescentes - e suas liminares ainda não foram concluídas.

Serão eleitos os candidatos com o maior número de votos. A eleição é coordenada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comtiba), com o apoio da Fundação de Ação Social (FAS), que oferece o suporte necessário.

Cidadania

A vice-presidente do Comtiba, Aline Javornik, destaca a importância da participação da comunidade na eleição, embora o voto não seja obrigatório.

“Sugerimos que a população apta a votar seja um agente de cidadania, conheça o histórico de trabalho e escolha um candidato da região onde vota. O papel do conselheiro tutelar é de grande relevância social”, diz Aline Javornik.

O presidente da FAS, Thiago Ferro, destaca que o processo de eleição dos conselheiros tutelares deste ano trouxe inovação e transparência. Uma das novidades foi a contratação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio da Funpar, para elaboração, aplicação e correção da prova. Até então, as questões do exame eram elaboradas pelos próprios servidores.

Para garantir a transparência, o processo de eleição de conselheiros tutelares conta, desde o início, com a fiscalização do Ministério Público e com a participação de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção do Paraná.

Local de votação em Santa Felicidade

Escola Municipal dos Vinhedos

Endereço: Rua Zem Bertapelle, 55 - Santa Felicidade

Conheça os candidatos Regional Santa Felicidade:

AMANDA MASCARENHAS SFIER

CÉLIA MUIÑOS GARCIA

CRISTIANE MENDES COSTA

DANYELLE MARIA RODRIGUES

DORA SELMA SANT ANA VICHINESKI

EDSON RUBENS GASPARI

FRANCIELLE SARAIVA TEIXEIRA

INEZ FANTIN DA SILVA

IVETE COLAÇO

JOSIMERI CRISTINA TESSEROLLI CUSTODIO

JULICEIA MARA DA SILVA

KERLEY DE LARA CASTRO

MARCIA REGINA DA SILVEIRA

MARIA BERNADETE STRAPASSON

MARIA LUIZA DALLA STELLA

NORMA ALVES DE SOUSA OLIVEIRA

REGIANE MENDES COSTA MACHADO

REGINA SALETE LOPES DOS SANTOS

SANDRA LITZ-DAMS

SANDRA PINHEIRO FONTOURA

SÉRGIO LUIZ LIBEL