Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curitiba 325 anos

Tanguá terá Serenata para a cidade com apresentações de canto lírico e valsas

A Prefeitura programou um grande espetáculo para este domingo (25/03) no Parque Tanguá, em comemoração ao aniversário de 325 anos de Curitiba. Foto: Orlando Kissner/SMCS (arquivo)

A Prefeitura programou um grande espetáculo para este domingo (25/3), no Parque Tanguá, em comemoração ao aniversário de 325 anos de Curitiba. A partir das 18h15 será apresentada a Serenata para Curitiba – Apresentação Especial dos 325 anos.

O espetáculo será ao ar livre. Em caso de chuva, será adiado. O evento, organizado pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC), conta com apresentações de música, danças e canto lírico. A Banda Lyra também vai tocar seu repertório nas escadarias do Parque Tanguá.

Após o cerimonial de abertura e a execução do hino de Curitiba, será apresentado o Baile de Aniversário, em que bailarinos caracterizados com trajes do século 18 dançarão duas valsas famosas de Johann Strauss: Danúbio Azul e Annen Polka. A primeira música terá coreografia de Marcos Saddock de Sá Filho e a segunda, de Anna Helms.

Após a declamação do poema Curitiba Menina, de Helena Kolody, pelos atores/cantores Leonardo Goulart e Juliana Tosin, do Núcleo de Ópera Comunitário de Curitiba (Nocc), centenas de bailarinos representando as diversas etnias que formaram a cultura da cidade dançarão a Valsa das Flores, de Piotr Ilitch Tchaikovsky.

O evento conta também com o Bel Vediamo All´Opera, com apresentação dos solistas e coro do NOCC cantando "Habbanera" e "Toreatore", da Ópera Carmen (Bizet); "A Viúva Alegre" (Franz Lehar); e "Libiamo", da Ópera La Traviatta (Verdi)

Festa nas Regionais

Nesta quinta, sexta e sábado (22, 23 e 24/03) os festejos ainda ocorrem nas Ruas da Cidadania de Santa Felicidade, Pinheirinho, Boqueirão, Fazendinha e Bairro Novo. No Cajuru, as apresentações serão na terça-feira (27/03). Haverá apresentações da Banda Lyra e do espetáculo “Ciranda das Etnias”, desenvolvido pela Fundação Cultural.

Composto por 15 casais de dançarinos, o grupo apresenta as diversas etnias que formaram a população de Curitiba. Alemanha, Suíça, Ucrânia, Itália, Grécia, Capoeira, Espanha, Áustria, Bolívia, Polônia, Arábia, Japão, África (Angola) serão os países representados, além da cultura cigana e esperantista.

Com apresentações itinerantes, a Ciranda das Etnias irá percorrer todas as Regionais da cidade neste mês. Na semana passada, ocorreram as duas primeiras apresentações, que foram na Matriz e no Tatuquara. Ao todo, o grupo fará 10 apresentações.

“Com a Ciranda das Etnias nós dançamos o curitim, música de um ritmo só, que trata sobre os povos que formaram Curitiba, que calejaram a enxada e vieram para cá”, explica o coordenador de Etnias da Fundação Cultural de Curitiba, Carlos Hauer. Ele ainda completa que após o Curitim, o grupo realiza ainda mais 15 diferentes danças, com duração de dois minutos cada, uma para cada povo. 

Nesta quinta-feira (22/3), o grupo se apresenta às 10h na Regional Santa Felicidade e às 16h no Pinheirinho. Na sexta-feira (23/3), às 10h é a vez do Boqueirão e às 15h, Fazendinha. No sábado (24/3), o Parque dos Tropeiros, na CIC, recebe o grupo às 15h, e às 18h, a apresentação será no Bairro Novo.

Na terça-feira (27/3), a Regional Cajuru recebe o grupo às 10h.

Confira abaixo a programação completa de apresentação do grupo “Ciranda das Etnias” pelas Regionais da Cidade.

Serviço

Apresentação da Ciranda das Etnias nas Regionais

22/3 – quinta-feira

10h - Rua da Cidadania Santa Felicidade  Rua Santa Bertila Boscardin, 213 
(Ao lado do Terminal da Santa Felicidade)

16h -  Rua da Cidadania Pinheirinho - Av. Winston Churchill, 2033 - Capão Raso
Ao lado do Terminal do Pinheirinho


23/3 – sexta-feira

10h – Rua da Cidadania Boqueirão - Av. Marechal Floriano Peixoto, 8430

(Praça Nossa Senhora do Carmo - Terminal do Carmo)

15h – Rua da Cidadania Fazendinha - Rua Carlos Klemtz, 1700, (ao lado do Terminal Fazendinha)


24/3 – sábado

15h - Parque dos Tropeiros – Rua Raul Pompéia, s/n – CIC

18h - Rua da Cidadania Bairro Novo. R. Tijucas do Sul, 1700, Sitio Cercado


27/3 – terça-feira

10h - Rua da Cidadania Cajuru. Rua Maurício Fruet, 2150


Apresentação Especial em comemoração aos 325 anos de Curitiba no Parque Tanguá

Local: Parque Tanguá - R. Oswaldo Maciel, s/n – Pilarzinho

Data e horário: 25 de março, a partir das18h15

Entrada gratuita