Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Vale do Pinhão

Soluções inovadoras de Curitiba estarão em fórum nacional de smart cities

03/09/2018 17:11:00

Curitiba vai mostrar, a partir desta terça-feira (4/9), suas soluções inovadoras no Connected Smart Cities 2018, fórum nacional que propõe o debate de iniciativas das cidades brasileiras nas áreas de meio ambiente, urbanismo sustentável e inovação. O evento, que vai até quarta-feira (5/9), no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo, irá reunir empresas do setor privado, entidades e governos.

O prefeito Rafael Greca estará na capital paulista, nesta terça-feira, para participar do Connected Smart Cities 2018, que terá palestras, apresentações, rodadas de negócios e a presença de empresas nos estandes montados na área de exposições. Além disso, representantes do município irão participar de debates sobre temas importantes para as cidades.

O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, será um dos palestrantes no workshop Panorama da Mobilidade Urbana no Brasil, que ocorre na terça-feira, a partir das 16h20. Ele irá mostrar como é o planejamento da capital paranaense sobre o tema, detalhando investimentos, integração, inovações e desafios da cidade, que é referência em projetos de mobilidade para todo o país e exterior.

Na quinta-feira (5/9), às 11h, Frederico Lacerda, diretor técnico e jurídico da Agência Curitiba, órgão ligado à Prefeitura e responsável pela política de inovação da cidade, falará sobre o desafio da infraestrutura digital. Ao lado de outros especialistas, ele irá discutir a importância das cidades terem robustas redes digitais, dados abertos, acesso à internet para toda a população, serviços digitais e edifícios inteligentes. "Mostraremos também as ações do Vale do Pinhão, o movimento da Prefeitura e do ecossistema do inovação da capital para transformar Curitiba na cidade mais inteligente do país", antecipa Frederico. 

Ranking

Ainda nesta terça-feira, logo depois da abertura do fórum de inovação, será divulgado o Ranking Connected Smart Cities 2018. O estudo, elaborado pela empresa de consultoria Urban Systems, avaliou cerca de 700 municípios do país e é feito com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil.

Nas últimas duas edições do levantamento, Curitiba vem subindo posições no ranking geral, conquistando a terceira colocação em 2016 e a segunda posição em 2017.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484