Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Cidade do futuro

Projeto Urbanista Mirim envolve estudantes na discussão do Plano Diretor

14/03/2014 15:06:00
Rádio Prefeitura
Radio Prefeitura
Plano diretor será conduzido por urbanistas mirins nas escolas

Estudantes da rede municipal de ensino de Curitiba vão participar das discussões para a revisão do Plano Diretor do município. Por meio do projeto Urbanista Mirim, lançado na manhã desta sexta-feira (14) pelo prefeito Gustavo Fruet, as crianças vão identificar na comunidade escolar e debater nas suas comunidade temas relacionados ao futuro da cidade. O lançamento do Urbanistas Mirins foi na Escola Municipal Papa João XXIII, no Portão.

Elaborado em parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e o Instituto de Planejamento e Pesquisa de Curitiba (Ippuc), o projeto será integrado a outro já desenvolvido na rede municipal de ensino, o Jornal Eletrônico Escolar Extra, Extra! A intenção é promover entre os estudantes a discussão do que eles desejam para os próximos anos de Curitiba, por meio da participação em oficinas que acontecerão em todas as regionais e com enquetes que serão realizadas entre colegas, profissionais das escolas  e familiares.

“Crianças sempre querem saber o porquê de tudo. Questionadoras que são, vão oferecer importante colaboração ao processo, a partir de uma visão própria. São elas que viverão na cidade que hoje estamos planejando”, disse o prefeito Gustavo Fruet.

Durante a cerimônia de lançamento os alunos dirigiram ao prefeito e a a outras autoridades presentes algumas das perguntas que serão feitas por eles nas entrevistas do Projeto Urbanista Mirim, que deverá apresentar subsídios para as discussões técnicas em torno da revisão do Plano Diretor. Uma das crianças, por exemplo, perguntou a Gustavo Fruet: Quando você se lembra de Curitiba, qual é a coisa mais legal que ela oferece? Fruet respondeu que são os parques da cidade.

O presidente do Ippuc, Sérgio Pires, foi questionado sobre como gostaria de ver a nossa cidade nos próximos 10 anos. E respondeu: “Eu queria que o prefeito de nossa cidade fosse um dos alunos desta escola", disse.

A secretária da Educação, Roberlayne Roballo, foi instada pela estudante Wanessa Javorski a falar de momentos em que sentiu orgulho da cidade, e citou o próprio lançamento do projeto, “pela expressão genuína de cidadania”.

O projeto

O projeto Urbanista Mirim tem como tema central a questão “Como quero que Curitiba seja nos próximos 10 anos?”.

A versão piloto projeto começou com um grupo de 40 estudantes da Escola Municipal Papa João XXIII, pioneira da rede municipal de ensino. Foi inaugurada há 50 anos e comemora seu jubileu com a participação dos integrantes do Papa Informa, a equipe do jornal eletrônico, no projeto Urbanista Mirim.

Acostumados com a rotina da produção de textos, imagens, vídeos e até editoração e publicação de jornais na internet os jornalistas-mirins participarão do projeto Urbanista Mirim por meio de entrevistas com a população, coleta de dados, opiniões. Também serão responsáveis pela  divulgação de imagens e vídeos retratando a cidade.

Matérias

Os meninos e meninas produzirão matérias que serão postadas na página da escola na internet, no Portal Cidade do Conhecimento,  junto a postagem de matérias que acompanharão o processo de discussão do Plano Diretor da cidade. O método usado pelos repórteres mirins será o da Investigação Apreciativa, cujo objetivo é captar pontos fortes e valores da cidade por meio da percepção da criança e de seus entrevistados.

“O envolvimento dos estudantes nas ações propostas pelo projeto Urbanista mirim tem ainda fundamental importância para a prática do protagonismo juvenil na rede municipal de ensino de Curitiba”, disse a secretária municipal da educação, Roberlayne Borges Roballo.

Para a coordenadora do projeto Extra, Extra! da Secretaria Municipal da Educação, Silmara Campese Cezário, o projeto Urbanistas Mirins reforça os objetivos do Estra Extra!. “O processo educativo, favorecido pela proposta, orienta para a resolução dos problemas na sociedade, por meio de enfoques, depoimentos, discussão técnica, possibilitando a participação ativa e responsável de cada estudante e da coletividade”, destaca Silmara.

A dinâmica de desenvolvimento do projeto pode ser percebida por quem acompanhou a cerimonia de lançamento de revisão do Plano Diretor. A proposta do projeto e a metodololgia do trabalho foram apresentadas pelo estudante de onze anos, Thiago Dias da Costa. “É uma honra para nós participarmos deste importante movimento que vai planejar o lugar onde viveremos nos próximos anos, já como adultos”, disse Thiago.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484