O programa Só Mulheres, coordenado pelas secretarias municipais de Recursos Humanos e da Educação, comemora 10 anos de atividades nesta quarta-feira (9). A comemoração será às 8h30, no Salão de Atos do Parque Barigui, com palestra da filósofa e mestra Fernanda Bertuol.
Em 10 anos, 6036 mulheres participaram do programa. O Só Mulheres começou em 2002, com a participação das cozinheiras, auxiliares de serviços gerais e agentes administrativos da Secretaria Municipal da Educação. Em 2005, as educadoras se integraram ao programa e em 2007, as profissionais do Magistério e demais servidoras da Prefeitura de Curitiba.
A proposta do Só Mulheres é estimular a reflexão quanto à importância dos cuidados da mulher com sua saúde e a prevenção de doenças. As atividades acontecem em reuniões mensais, no formato “roda de conversa”.
São abordados os temas: sexualidade feminina: importância de uma atividade sexual saudável, DST (doenças sexualmente transmissíveis) / aids; alterações hormonais: TPM, menopausa, reposição hormonal; prevenção ao câncer: mama e ginecológico (útero e ovário) e a importância dos exames preventivos.
As rodas de conversa tratam também da alimentação saudável: mitos e verdades sobre os alimentos, como fazer um prato saudável e outros, em parceria com a Secretaria Municipal do Abastecimento. Outro tema é o gerenciamento do estresse: alerta sobre as fases do estresse existentes e as alternativas do manejo dos agentes estressores.