Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Saúde

Programa Melhor em Casa recebe prêmio gestor público

02/12/2014 18:13:00

O Serviço de Atenção Domiciliar/Programa Melhor em Casa-Curitiba está entre os vencedores da segunda edição do Prêmio Gestor Público do Paraná entregue nesta segunda-feira (01) à noite no Plenário da Assembleia Legislativa. O programa é gerenciado pela Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes), que integra a administração indireta da Prefeitura de Curitiba.

Na solenidade, o diretor-geral da Feaes, Gustavo Schulz, recebeu a premiação. “Esse reconhecimento é fruto do trabalho contínuo das nossas equipes para produzir cada vez mais com qualidade e inovação, buscando sempre a satisfação e o bom atendimento do usuário do Sistema Único de Saúde”.

Vencedor na categoria Prêmio Destaque Saúde, o Melhor em Casa-Curitiba atende cerca de 500 pacientes por mês em toda cidade e conta com dez equipes multiprofissionais, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, administrativos e fonoaudióloga.

O programa beneficia o paciente que recebe alta e continua o tratamento em domicílio. Por outro lado, a estratégia também atende de forma indireta quem aguarda um leito para internamento na rede de saúde.

A continuidade da assistência em casa traz ainda outras vantagens. Ela diminui as chances de a pessoa contrair uma infecção hospitalar. Além disso, a recuperação no ambiente familiar é mais fácil e acelera a retomada da rotina do paciente. O custo do tratamento em casa também é menor em relação ao do paciente hospitalizado.

Reconhecimento

O Projeto Porto Seguro, também desenvolvido pela Feaes, foi contemplado com certificado de reconhecimento. Implantada no início deste ano, a iniciativa tem o objetivo de promover o acolhimento aos novos funcionários e apoiá-los nas tarefas de rotina e relações interpessoais. Como resultado prático, o profissional sente-se mais seguro para desenvolver suas atividades e com maior estímulo para prestar um serviço de melhor qualidade ao paciente.

Uma das vantagens do projeto – que é desenvolvido em fase piloto no Hospital do Idoso Zilda Arns, uma das unidades administradas pela Feaes – é a diminuição da rotatividade dos funcionários.

Sondagem realizada pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) constatou que, dos 363 técnicos de enfermagem contratados em 2012 para trabalhar no Hospital do Idoso, 28% deixaram a instituição, seja pela rescisão por parte do empregado ou por demissão.

No ano seguinte, este índice subiu para 40%. Entre janeiro e julho deste ano, a rotatividade ficou abaixo dos 20%. Os dados se referem a profissionais contratados tanto por processo seletivo público como simplificado (temporário).

Consultório na Rua

O Consultório Na Rua, programa que leva equipes móveis de saúde ao encontro da população de rua, também recebeu um certificado de reconhecimento. As equipes da estratégia, lançada em agosto de 2013 pela Prefeitura de Curitiba, são formadas por médicos, psicólogos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, assistentes sociais, dentistas, auxiliares de saúde bucal e redutores de dano (profissional que atua no segmento de álcool e drogas) e ofertam aos moradores de rua o acesso ao atendimento médico e odontológico. “Trata-se de um reconhecimento a um projeto recompensador, de resgate da cidadania e da autoestima das pessoas”, afirma a coordenadora do programa em Curitiba, Adriane Wollmann.

Prêmio Gestor Público

O prêmio foi criado para reconhecer as boas práticas de gestão e formar um banco de dados de projetos de referência acessíveis à administração pública para que possam ser adaptados e multiplicados em outros municípios do estado.

Neste ano, o prêmio contou com a participação 61 prefeituras e inscrições de 133 projetos nas mais diversas áreas de atuação. As premiações se distribuíram nas categorias Prêmio Especial, Prêmio Destaque Saúde, Prêmio Administração Tributária, Prêmio Tecnologia da Informação e Comunicação, Prêmio Gestor Público, Certificado de Reconhecimento e Menção Honrosa.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484