Curitiba será sede de um treinamento para atendimento aos turistas LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), na próxima terça-feira (19/6), às 9h30, no Hotel Master Express Curitiba (Rua Francisco Torres, 285 – Centro).
Ministrado pela associação Internacional Gay and Lesbian Travel Association (IGLTA) no Brasil, o curso terá informações para evitar o preconceito ao atender o público LGBT em viagens à cidade.
Assim como no guia criado pelo Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério da Justiça, com dicas para promover a inclusão, os participantes poderão entender conceitos como diferenças entre identidade de gênero, orientação sexual, nome social e respeito às diferenças. O treinamento será apresentado pelo coordenador da IGLTA no Brasil, Clóvis Casemiro.
De acordo com o superintendente do Instituto Municipal de Turismo, Osvaldo Dietrich, o turista LGBT representa 10% dos viajantes no mundo. “Viaja quatro vezes mais e gasta, em média, 30% a mais que outros segmentos”, explica Dietrich.
Segundo o assessor de Políticas de Diversidade Sexual da Prefeitura, Allan Johan, “sediar esse evento inédito demostra que nossa cidade sabe tratar as pessoas de forma igualitária. Curitiba é uma cidade cosmopolita e multicultural que abriga todos os povos e todas as gentes”, afirma Johan.
Para Clóvis Casemiro, é importante que esse público esteja bem-informado de seus direitos, assim como os hotéis estejam aptos a recebê-los. “Contar com a Prefeitura de Curitiba é fundamental para atingirmos o objetivo de qualificar o setor e atender o público LGBT cada vez melhor”, ressalta Casemiro.