Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Castramóvel

Prefeito quer ampliar esterilização de animais nos bairros

31/01/2017 17:00:00

O prefeito Rafael Greca acompanhou o início da campanha de esterilização de cães e gatos com o uso do Castramóvel da Prefeitura, nesta terça-feira (31). Esta é a primeira vez que o equipamento da Divisão de Monitoramento e Proteção Animal da Prefeitura foi utilizado. A campanha é uma parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Greca visitou a unidade móvel, que está estacionada próxima ao Hospital Veterinário da UFPR, no Juvevê, e conheceu os profissionais envolvidos no trabalho. Ele destacou a participação da universidade, dizendo que a parceria com o meio acadêmico “é importante para a cidade, não apenas na causa animal, mas em diversas áreas."

A visita foi acompanhada pelas vereadoras ligadas à causa da proteção animal, Fabiane Rosa e Katia Dittrich. Para elas, o prefeito garantiu que a Rede de Proteção Animal da Prefeitura não vai parar. “Estamos nos organizando para fazer a Rede funcionar bem”, prometeu. “Essa campanha é uma nova perspectiva que se abre, uma visão humanitária da questão animal na cidade”, completou Greca.

Para a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Greca determinou que sejam atendidos cães e gatos de bairros com maior incidência de população animal. Os animais que estão sendo atendidos inicialmente são da CIC, um dos locais com a maior demanda reprimida de operações de esterilização, segundo os levantamentos da Rede. Eles já estavam inscritos no programa e com os horários agendados.

Novas inscrições

O cadastramento de novos animais para a castração será feito em breve. Está em andamento o processo que vai permitir a licitação para contratação de clínicas veterinárias localizadas em todas as regionais da cidade para avançar no programa de esterilização. “Além das clínicas, pretendemos contar com outras duas unidades móveis particulares, que também serão contratadas via processo licitatório”, explica a superintendente de Controle Ambiental da secretaria, Marilza do Carmo Oliveira Dias.

A ideia é que essa estrutura permita ampliar o trabalho e chegar à meta de 15 mil animais esterilizados a cada ano.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484