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População tem nova ferramenta de comunicação com a Prefeitura

28/03/2014 14:36:00
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População tem nova ferramenta de comunicação com a Prefeitura

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Uma parceria inédita da Prefeitura de Curitiba com a rede social Colab.re abre um novo canal de comunicação entre a população e a administração municipal, a partir desta sexta-feira (28). Trata-se de uma ferramenta digital que permite aos cidadãos acompanhar e avaliar serviços da Prefeitura e propor soluções para a cidade – cobrando do poder público mas também dividindo responsabilidades. O anúncio foi feito em cerimônia que contou com a presença do prefeito Gustavo Fruet, no Salão Brasil do Palácio 29 de Março.

A Prefeitura adotará a plataforma por meio de um contrato de cooperação sem custos para o Município. Assim, o Colab.re vai se somar a outros canais já utilizados pela Prefeitura no ambiente digital, como o Facebook,o Twitter e o Instagram.

“Curitiba foi pioneira no lançamento do serviço 156 na década de 1980. Ao longo desses anos a forma de participação evoluiu muito, como fica visível nas redes sociais. O cidadão que já interage no Facebook e Twitter agora tem no Colab uma forma direta de fazer críticas e dar sugestões que contribuam para a cidade”, afirmou o prefeito Gustavo Fruet.

De acordo com Fruet, os avanços tecnológicos trouxeram uma nova realidade para a gestão pública: “Há uma grande distância entre o grau de exigência da população e a capacidade de intervenção do poder público. Nós temos como desafio da gestão reduzir essa distância, aumentando a clareza na relação com a população”.

A prestação de serviço permitirá ao cidadão fiscalizar e colaborar para a solução de problemas relacionados à iluminação pública, saneamento básico, calçadas e trânsito, entre outros, além de propor soluções e avaliar instituições e serviços da cidade na web.

O Colab.re, que completou um ano de funcionamento nesta quinta-feira (27), foi representado no lançamento pelos empreendedores Gustavo Maia, Bruno Acaraty e Paulo Pandolfi. Para Maia, é muito importante que a população participe ativamente deste processo. “Vivemos um momento em que se tornou fácil simplesmente colocar a culpa no poder público. No Colab, além da responsabilidade dos gestores, queremos que o cidadão repense suas próprias atitudes para que a cidade aconteça de uma forma melhor para todos, inclusive para ele”, disse.

Monitoramento

Uma equipe do Departamento de Internet e Mídias Sociais da Secretaria Municipal da Comunicação Social estará conectada ao painel de monitoramento do Colab.re para acompanhar em tempo real as demandas da população e respondê-las de forma personalizada. O Colab.re também pode ser acessado pelo aplicativo móvel nas versões iOS ou Android.

No Monitor Colab.re, a Prefeitura terá acesso a uma lista de reclamações e sugestões dos usuários, acompanhadas de foto, endereço físico e link na rede social para cada problema relatado, além de visualizar comentários e curtidas de outros seguidores, bem como o número de protocolo gerado a partir de cada solicitação. As demandas serão encaminhadas ao órgão municipal responsável, que informará os cidadãos a respeito da solução para cada caso.

Com a entrada de Curitiba oficialmente no Colab.re, a expectativa da rede social é de que a cidade seja a líder em número de usuários nos próximos meses. “Curitiba para a gente é um sonho pelo seu reconhecido histórico de inovação. Também desenvolvemos essa rede para dar voz aos órgãos públicos, para que eles digam o que estão fazendo no dia a dia e alcancem a população da melhor forma possível”, contou Maia, que garantiu a prioridade para Curitiba no recebimento das melhorias e inovações da rede.

Como utilizar

Ao acessar o endereço colab.re, o usuário poderá entrar na página da rede social utilizando uma conta do Facebook. São três abas principais que permitem ao cidadão fiscalizar, propor e avaliar. Ao clicar em uma delas serão oferecidas várias categorias, por exemplo, limpeza urbana e iluminação pública no caso da opção "fiscalize" e educação e cidadania se a aba escolhida for "proponha".

Uma espécie de linha do tempo estará visível na página inicial com postagens de usuários da cidade e espaço para publicação de fotos das situações relatadas. É possível apoiar, comentar e compartilhar, inclusive interagindo com outras redes sociais, como Facebook e Twitter.

Também está disponível para o cidadão um gerador de relatórios que mostra, a partir de gráficos, as ações realizadas em cada categoria ou mesmo em bairros específicos em determinado espaço de tempo.

Outra forma de acessar o Colab.re é diretamente pela página da Prefeitura no Facebook por meio de um botão indicado com o símbolo da rede social.

Curitiba Cidade Inteligente

Durante o evento, o secretário da Informação e Tecnologia (SIT), Paulo Miranda, apresentou um planejamento da pasta e as principais diretrizes do programa Curitiba Cidade Inteligente. Segundo o secretário, o objetivo é identificar, com base no plano de governo do prefeito Gustavo Fruet, realidades que podem ser modificadas na cidade e usar intensivamente as tecnologias da informação e comunicação para ajudar a transformá-las.

“Com o apoio das secretarias envolvidas em cada uma dessas questões, a tecnologia funcionará como agente de transformação nas políticas públicas”, explicou.

As áreas que receberão mais atenção do programa serão definidas de acordo com as prioridades da administração municipal. “Se conseguirmos aplicar de forma coordenada e maciça a tecnologia transformaremos a realidade de uma forma mais intensa do que se usássemos apenas os meios tradicionais”, falou Miranda, que defende a integração das informações e bases de dados dentro da estrutura da Prefeitura.

O programa Curitiba Cidade Inteligente é uma das diretrizes do Plano Plurianual (PPA) 2014-2017, que fixa as metas da gestão pública municipal para os próximos quatros anos.

Sobre o Colab.re

O Colab.re é uma rede social que faz a ponte entre cidadãos e gestores públicos dos municípios brasileiros, por meio do encaminhamento de fiscalizações de problemas cotidianos da população, propostas de soluções e avaliações de serviços realizados.

O Colab.re é baseado em três pilares:

Fiscalize – Ferramenta que permite ao cidadão interagir com a cidade, apontando problemas rotineiros, como iluminação pública, calçadas, trânsito, defesa do consumidor, entre outros.
Proponha – Espaço pelo qual os usuários colocam suas ideias/projetos em debate com os demais participantes da rede e os municípios.
Avalie – Espaço para avaliação de serviços, instituições e entidades ligadas ao poder público.
 
A plataforma foi criada pelos empreendedores Bruno Aracaty, Gustavo Maia, Josemando Sobral, Paulo Pandolfi e Vitor Guedes. Lançada em Março de 2013, após três meses ganhou o prêmio de Melhor Aplicativo Urbano do Mundo pela fundação franco-suíça New Cities, dedicada a problemas urbanos. Hoje, possui mais de 50 mil usuários que compartilham um interesse em comum – a melhoria da qualidade de vida nas cidades – e está presente em todos os municípios do Brasil. Está disponível na web (www.colab.re) e em aplicativos iOS ou Android.

Cerimônia

Também participaram da cerimônia de lançamento da parceria os secretários municipais de Governo, Ricardo Mac Donald, e da Saúde, Adriano Massuda; o presidente da Câmara Municipal, Paulo Salamuni; e o diretor-presidente do ICI, Luís Mário Luchetta.

 

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