Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Escute o Seu Coração

População do Boqueirão tem orientações sobre vida saudável

13/06/2018 16:00:00

Reservar cinco minutos para meditar, trocar uma comida de alto teor calórico por uma fruta ou praticar uma atividade física. Ações como estas, que contribuem para a qualidade de vida, foram oferecidas pela Secretaria Municipal da Saúde para apresentar o programa Escute o Seu Coração na Rua da Cidadania Boqueirão, na manhã desta quarta-feira (13/6).

O programa estimula a adoção de estilos de vida saudáveis e a promoção da saúde para a prevenção de doenças cardiovasculares. Por isso, durante o evento, quem passou pela Rua da Cidadania pode participar de sessões de meditação e reiki, de uma aula de ginástica e ter orientações sobre alimentação e onde procurar apoio para parar de fumar.

“Viemos convidar as pessoas a fazer pequenas mudanças que podem ter grandes reflexos em suas vidas”, destacou a supervisora do Distrito Sanitário Boqueirão, Deisi Tortelli. “Nossas unidades de saúde estão de portas abertas para atividades físicas, para auxiliar quem pretende parar de fumar ou controlar o peso, cuidando do coração”, completou.

A aposentada Vilma Alves, 63 anos, participou da aula de ginástica. “Acho importante trazer esses cuidados simples onde a população busca todo tipo de serviço”, disse. Moradora do Boqueirão, Vilma contou que sempre foi bastante ativa e atualmente pratica atividade física funcional, além de apostar em uma alimentação equilibrada para manter o bem-estar.

A dona de casa Ester Gonçalves, 67 anos, mora no Xaxim e recebeu orientações sobre a escovação dos dentes. “Saúde começa pela boca, não é? Também peguei uns folders sobre alimentação porque pequenos ajustes fazem a diferença para uma vida saudável”, disse.

O evento foi realizado durante a Quarta Cidadã, promovida pela Administração Regional do Boqueirão e que neste mês teve o tema junino. “A Quarta Cidadã expõe os serviços ofertados pela Prefeitura na Rua da Cidadania de forma prática”, explicou o administrador da Regional Boqueirão, Ricardo Dias. 

O programa

O Escute o seu Coração é um programa da Prefeitura que pretende cuidar do coração dos curitibanos, estimulando estilos de vida saudáveis, a promoção da saúde e a prevenção de doenças cardiovasculares. O programa também estimula a melhoria de protocolos na atenção ambulatorial básica e especializada, da assistência na urgência e emergência.

O programa tem um portal, o http://www.curitiba.pr.gov.br/escuteseucoracao, em que os visitantes podem testar comportamentos e identificar o que precisa ou não ser mudado e informar-se sobre um estilo de vida mais saudável.
 


 

OS 10 MANDAMENTOS DO CORAÇÃO SAUDÁVEL
1.    Evite o cigarro
2.    Controle seu peso
3.    Faça atividade física regularmente
4.    Cuide da pressão arterial
5.    Escolha bem seus alimentos
6.    Controle seu colesterol
7.    Reduza o stress do dia a dia
8.    Saiba se é diabético
9.    Mantenha rotinas de lazer
10.  Consulte o médico periodicamente
 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484