Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Reaproveitamento

Pallets são transformados em móveis para equipar os Worktibas

30/01/2018 11:37:00

Mais de 40 pallets que iriam para o lixo serão transformados em móveis para os coworkings públicos da Prefeitura, os Worktibas. A ideia, desenvolvida pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), é reaproveitar os pallets, plataformas brutas de transporte e armazenamento que sustentam as cargas de alimentos adquiridas pela Secretaria Municipal de Abastecimento (Smab) para os Armazéns da Família.

A maioria dos pallets é feita de pinus ou de eucalipto reflorestado. Considerados descartáveis, não têm retorno para o local de origem e são geralmente desmontados e usados como lenha ou descartados como resíduo orgânico.

O projeto de reaproveitar as estruturas surgiu após um estudo feito pelo Imap sobre móveis e equipamentos inservíveis ou subtilizados do município. Requalificados, poderiam voltar a servir às demandas públicas, em especial nos espaços de trabalho colaborativo do Worktiba. “Seguindo a orientação do prefeito Rafael Greca de fazer mais por menos, o Imap desenvolveu uma alternativa de baixo custo, sustentável e de alta resistência para equipar espaços públicos”, comenta o presidente do Imap, Alexandre Jarschel de Oliveira.

Após a doação dos pallets pela Smab e em conjunto com a marcenaria da Fundação de Ação Social (FAS), com o apoio logístico da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a supervisão da arquiteta Cláudia Hirt Stachera, foram produzidos os novos móveis, em menos de dois dias de trabalho.

As estruturas brutas seguem um processo simples de produção, que consiste em desmonte, corte, remontagem, parafusamento, pregagem, lixamento e impermeabilização, mantendo a aparência original da madeira que a compõem. A mesa central, que servirá de local de trabalho para os coworkers, tem a capacidade para atender até 12 pessoas sentadas, 240 centímetros de vão livre, infraestrutura para rede elétrica, capacidade de 150kg de equipamentos e tem durabilidade prevista de 20 anos.

Durabilidade e capacidade igual prevista para os bancos, cadeiras e estantes que estão sendo montados para uso interno. Já os móveis expostos ao tempo, a durabilidade é reduzida pela metade, por conta de fatores externos como sol, chuva e umidade.

O Worktiba

Aberto em maio de 2017 pelo prefeito Rafael Greca, o Worktiba Barigui requalificou espaço, móveis e equipamentos subutilizados no Parque Barigui para virar local de trabalho e desenvolvimento de 35 empreendedores sociais da cidade. No local também são promovidos cursos e palestras mensais gratuitos para a população.

A mesma linha de reaproveitamento dos espaços e equipamento é a adotada no segundo espaço colaborativo que está sendo montado no bairro São Francisco e irá atender mais de 40 empreendedores culturais da cidade. 

Novo Edital

O novo edital para ocupação das vagas remanescentes e ampliadas do Worktiba Barigui, assim como o edital para ocupação do segundo espaço de coworking público que será instalado no bairro São Francisco, estão em processo de validação técnica e jurídica e, assim que autorizados, serão publicados no Diário Oficial do Município e nos sites do Imap e do Workitiba.

Serão mais 80 vagas para empreendedores e pessoas que desenvolvam projetos que possam ser aplicados na cidade.  

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484