Resíduos por alimento

Novo calendário mostra os locais de coleta do Câmbio Verde em 2019

07/01/2019 10:05:00

Os mais de 100 pontos de troca de resíduos recicláveis por hortifrútis do programa Câmbio Verde, da Prefeitura de Curitiba, voltam às atividades nesta terça-feira (8/1), após o recesso de fim de ano. As primeiras regionais atendidas são CIC, Pinheirinho, Matriz, Cajuru, Boa Vista e Tatuquara.

Para conferir os endereços dos pontos e horários de permanência das equipes em cada um deles, basta acessar o calendário no site da Prefeitura de Curitiba.

O programa atende a população que recebe até 3,5 salários mínimos. Os caminhões com hortifrútis e os que recebem o lixo reciclável voltam aos pontos, em geral, a cada 15 dias, com alterações em feriados. Em caso de dúvidas, também é possível consultar a Central 156, por telefone ou pelo site.

Além de incentivar a separação de resíduos e a destinação correta dos recicláveis, o Câmbio Verde tem como objetivo melhorar a qualidade da alimentação dos curitibanos beneficiados.

Cada quatro quilos de lixo valem um quilo de frutas e verduras. Óleos vegetal e animal também podem ser trocados: cada dois litros de óleo correspondem a um quilo de alimento. São atendidas, em média, cinco mil pessoas por mês e coletadas 290 toneladas de recicláveis. A quantidade de alimentos chega a 80 toneladas mensalmente.