Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Parceiros da Paz

Missa com Padre Reginaldo Manzotti nesta quinta na CIC

O Padre Reginaldo Manzotti rezará uma missa no dia 31 de maio, às 15 horas, no parque dos Tropeiros, na CIC, em ação de graças pela campanha Parceiros pela Paz. Foto: Marcos Hermes

O Padre Reginaldo Manzotti rezará uma missa nesta quinta-feira (31), às 15 horas, no parque dos Tropeiros, na CIC, em ação de graças pela campanha Parceiros pela Paz. “Estamos esperando 5 mil pessoas de toda a Curitiba”, diz Marry Ducci, presidente da FAS.

Marry lembra que o objetivo é mobilizar a sociedade para a prevenção e enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes, uma das piores formas de violência e violação de direitos.

A ação terá ainda adesivagem de carros e caminhões e panfletagem sobre a importância de denunciar qualquer ação que caracterize a exploração sexual de crianças e adolescentes.

O papel da sociedade também é essencial. A presidente da FAS, Marry Ducci, entende que o trabalho de conscientização é um trabalho contínuo. “Todos temos o papel de vigilantes dessa problemática. Por isso, jamais devemos nos calar diante de uma situação lamentável”, disse Marry.

A conscientização, portanto, é um esforço diário e sem limites. Deve-se vir de todos e para todos. Denuncie através dos telefones 156 ou 100, caso você saiba de algum caso. Um dia a mais que nos calarmos pode representar um dia a menos na vida de uma dessas crianças.

Mês de mobilização

Durante todo o mês de maio a FAS está promovendo em toda a cidade abordagens a jovens e adultos, criando maior vínculo com as vítimas e suas famílias. 

As equipes de resgate social criaram rotas diárias, de acordo com os focos de exploração identificados, ou de acordo com as denúncias que chegam através do 156, número de atendimento à população da Prefeitura de Curitiba.

Em alguns casos, as equipes de resgate contam, também, com o apoio do Conselho Tutelar e de outras equipes da FAS.

O projeto também desenvolveu ao longo dos últimos anos, ações junto a algumas lideranças da comunidade (que detém a confiança e exerce papel de formadores de opinião na comunidade), e aos próprios profissionais da FAS, que acompanham de perto essa realidade.

Foram ministradas palestras com temas pertinentes ao assunto, ressaltando sempre a importância da família, e das mães, mais especificamente, na prevenção da exploração, visto que, muitas vezes, vem da própria família o incentivo a exploração de crianças e adolescentes.

Além disso, foram realizados encontros, debates e divulgação de material com informações de conscientização da população, entregues em locais com grande fluxo de moradores, como terminais de ônibus, bancos, supermercados e empresas que apóiam o projeto.

Entende-se que o trabalho de encaminhamento dessas famílias a unidades de saúde, Conselho Tutelar, mercado de trabalho, ensino formal e para o próprio retorno familiar é de fundamental importância para uma maior conscientização.

Serviço

Missa em ação de graças à Campanha de Prevenção e Enfrentamento às Violências contra crianças e adolescentes.
Data – 31 de maio de 2012 (quinta-feira)
Horário – 15 horas
Local – Parque dos Tropeiros
            Rua Maria Lúcia Locher de Athaíde
            Cidade Industrial de Curitiba