Pensadores negros

Ministra dos Direitos Humanos lança livro no Memorial de Curitiba

13/09/2017 15:38:00

O livro Negros Pensadores do Brasil, organizado pela desembargadora e ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois Santos, será lançado nesta quinta-feira (14/9), às 18h, no Memorial de Curitiba. O livro reúne o trabalho de 26 intelectuais afrodescendentes.

O assessor de Políticas de Igualdade Racial da Prefeitura, Adegmar Candiero, ressalta que Curitiba é capital mais negra do Sul do Brasil. “A população afrodescendente participou em todas as áreas do conhecimento e no desenvolvimento da riqueza da cidade”, explica.

Para Candiero, o evento ajuda a provocar uma reflexão. “Temos que buscar em nossas memórias a importância da presença negra em Curitiba e no Paraná”, salienta.

A ministra

Luislinda é ocupante da cadeira número seis da Academia de Letras José de Alencar. Foi ganhadora dos prêmios Cláudia 2010, Um Abraço Negro, Mulheres Negras Contam Suas Histórias e Mulheres in Power, este último nos Estados Unidos.

Também foi condecorada com a Comenda do Mérito Afro-Brasileira e a Medalha Tiradentes 180 Anos – PM/BA. Foi a primeira desembargadora negra do Brasil, no Tribunal de Justiça da Bahia. Idealizou o Juizado Marítimo e o Balcão de Justiça e Cidadania. Atualmente é também embaixadora da Paz pela Organização das Nações Unidas.

O lançamento do livro é produzido pela jornalista Anitta Zippin, presidente da Academia de Letras José de Alencar, de Curitiba, com apoio da Prefeitura.

Serviço: lançamento do livro Negros Pensadores do Brasil

Data: quinta-feira (14/9)