A Fundação Cultural de Curitiba lançou edital de chamamento público aos interessados em doar grande quantidade de livros para as Tubotecas. Os grandes doadores – pessoas físicas ou jurídicas – terão como contrapartida a divulgação publicitária de seus nomes ou logomarcas. Quem doar acima de mil exemplares terá o seu nome como patrocinador do projeto divulgado no site da Fundação Cultural de Curitiba, no link “Tuboteca”. Quem doar acima de 5 mil exemplares terá direito também a inserir o seu nome ou logomarca na parte interna da capa dos livros com a expressão “Apoio Cultural”.
Serão aceitas doações de livros de contos, crônicas, romances, poesias, quadrinhos infantil e infanto-juvenil, similares e livros de difusão de Ciência e História. Não serão aceitos livros didáticos, técnicos, religiosos, jornais e revistas de assuntos gerais ou de notícias, manuais, guias, enciclopédias, bem como qualquer material com teor ofensivo, discriminatório ou pornográfico. Os livros devem contemplar, preferencialmente, autores curitibanos e paranaenses, e devem estar em bom estado de conservação.
As propostas de doações poderão ser entregues até 15 de novembro de 2013. A análise das doações e a seleção dos livros serão feitas por uma equipe técnica da área de literatura da Fundação Cultural. O edital nº 041/2013, com as regras para doação e demais informações, está disponível no site www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br, no link “Editais”.
Outros doadores
Quem tiver uma pequena quantidade de livro e quiser doar para a Tuboteca também pode fazê-lo, entregando os livros nas Casas da Leitura mantidas pela Fundação Cultural, na sede da Fundação Cultural de Curitiba, localizada na Rua Engenheiros Rebouças, 1.732 (Rebouças), no Ippuc, instalado na Rua Bom Jesus, 669 (Juvevê) e na sede da Prefeitura, na Avenida Cândido de Abreu, 817 (Centro Cívico).
O projeto das “Tubotecas” consiste na instalação de uma pequena biblioteca no interior das estações-tubo, disponibilizando para os usuários do transporte coletivo de Curitiba livros que podem ser emprestados, sem custo e sem necessidade de fazer cadastro. A iniciativa da Prefeitura, desenvolvida pela Fundação Cultura de Curitiba, Ippuc e Urbs, tem o objetivo de incentivar o hábito da leitura. A primeira Tuboteca foi inaugurada pelo prefeito Gustavo Fruet na última quinta-feira (28), numa das estações-tubo da Praça Rui Barbosa. O projeto-piloto prevê a instalação de mais nove unidades.