Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Meio Ambiente

Jardim Botânico recebe sala de educação ambiental

Alunos do terceiro ano da Escola Municipal Mansur Guerios foram os primeiros a utilizar, nesta segunda-feira (1), a sala de educação ambiental para a sustentabilidade implantada no Jardim Botânico. Foto: Jaelson Lucas/SMCS

Alunos do terceiro ano da Escola Municipal Mansur Guerios foram os primeiros a utilizar, nesta segunda-feira (1), a sala de educação ambiental para a sustentabilidade implantada no Jardim Botânico. A entrega da sala faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente.

A turma de 22 alunos chegou cedo ao local e foi recebida por agentes de educação ambiental no novo espaço. A sala tem móveis e objetos produzidos com material reciclado, além de mesas digitais equipadas com jogos interativos com conteúdo ambiental, tudo para deixar o aprendizado sobre sustentabilidade mais fácil e agradável.

“Este espaço é moderno, interativo e tem como objetivo ampliar o atendimento ao visitante e reforçar as ações de educação ambiental, permitindo a reflexão sobre os problemas ambientais causados pela intervenção do ser humano e incentivar a prática de atitudes ambientalmente corretas”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Renato Lima.

Erica Mielke, diretora do departamento de produção vegetal da secretaria, explica que as pessoas, e principalmente as crianças, utilizam ferramentas de interatividade para compreender o mundo ao seu redor, o que torna a tarefa mais prazerosa.

Não jogar comida fora e reutilizar os objetos foram lições que Monik Amaral de Barros aprendeu na aula de educação ambiental. ”Vou aproveitar as latas para fazer porta lápis e outros objetos”, conta. Andrew Felipe de Oliveira conta empolgado que ajuda a mãe na separação correta dos recicláveis e embalagem que vão para o lixo em sua casa e que agora  vai utilizar para inventar novos brinquedos. “Aprendi que se a gente não cuidar do meio ambiente as florestas e a água irão acabar. Tudo está ligado”.

Além da sala de educação ambiental, aas crianças conhecem o Jardim Botânico, percorrem uma trilha educativa e conhecem o Jardim das Sensações, espaço que tem objetivo despertar, sem o uso da visão, os sentidos do olfato e do tato.  Com área total de 178 mil metros quadrados, o Jardim Botânico é o espaço público mais visitado da cidade, com média de frequência anual de 1 milhão de visitantes. As visitas são agendadas e as escolas interessadas deverão entrar em contato através e-mail:  jardimbotanico@smma.curitiba.pr.gov.br

Confira a programação da Semana do Meio Ambiente