Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Defesa Social

Guarda Municipal treina técnicas da SWAT

24/11/2010 09:10:00

A Guarda Municipal está tendo acesso às táticas de combate urbano da SWAT – sigla em inglês da unidade de polícia norte-americana altamente especializada em armas e técnicas de invasão.

No início de novembro, o supervisor do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Guarda, Júlio César Svistalski, permaneceu por dez dias em Avaré, interior paulista, em treinamento com oficiais da SWAT do Texas, Estados Unidos.

Participaram da programação guardas municipais, militares, policiais civis, policiais militares, agentes penitenciários estaduais e federais de todas as regiões do país, além de policiais de Portugal, Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Equador e Chile.

Segundo Svistalski, as técnicas aprendidas poderão inclusive ser utilizadas na segurança da Copa do Mundo de 2014. “Esse é o melhor treinamento tático do mundo. É fundamental para a Guarda passar por este aprimoramento. As técnicas aprendidas serão multiplicadas entre outros guardas do GOE”, afirma.

Nos dez dias de treinamento, o supervisor da Guarda participou da palestra de negociação de reféns e gerenciamento de crises, recebeu instruções táticas para progressões em favelas, praticou atividades antissequestro, aprendeu técnicas de medicina de emergência e de imobilização sem violência.

Na conclusão do curso, os participantes ainda receberam informações atualizadas sobre o combate ao terrorismo – um dos principais desafios do momento das forças de segurança nos Estados Unidos.
 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484