Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Parceria

Fruet ajuda a limpar pichação na Rua XV

03/02/2013 16:55:00

Perto de cem comerciantes e voluntários participaram na manhã deste domingo (3) de uma ação da campanha “Pichação é Crime: Denuncie”, realizada em parceria da Associação Comercial do Paraná (ACP) com a Prefeitura de Curitiba. Munidos de pincéis e tintas, eles percorreram o calçadão da Rua XV de Novembro, na chamada Rua das Flores, recuperando a fachada de lojas que estavam pichadas. O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, participou da ação.

O comerciante Camilo Turmina, diretor do Conselho das Câmaras Setoriais da ACP, explica que o domingo foi escolhido por ser o único dia no qual as portas do comércio do calçadão estão fechadas. “Vamos começar por esta rua, mas a intenção é deixar a cidade limpa e linda até o dia do aniversário dela, em 29 de março”, conta.

O prefeito Gustavo Fruet vestiu a camiseta da campanha e, de forma simbólica, apagou parte dos desenhos feitos pelos vândalos na fachada da tradicional Confeitaria das Famílias. “Essa ação é um gesto de amor, de respeito pela cidade. Queremos estabelecer parcerias, ampliar a campanha para os bairros, recuperando a autoestima da cidade. Não podemos perder o controle. Precisamos manter Curitiba limpa e agradável não somente para os turistas, mas para seus moradores”, disse o prefeito.

A Guarda Municipal vai intensificar o trabalho de conscientização e também de repressão ao vandalismo. No ano passado, 395 pichadores foram autuados pela Guarda Municipal, pouco mais de um por dia. No mês de janeiro deste ano foram 14 autuações, com o encaminhamento de 22 pessoas para delegacias. Quando menor de 18 anos, o pichador é encaminhado para a Delegacia da Criança e do Adolescente e quando maior, para a delegacia de Crimes contra o Meio Ambiente. Os infratores recebem multa, de R$ 710,20, e respondem pelo crime.

O diretor da Guarda Municipal de Curitiba, Cláudio Frederico de Carvalho, acredita que o número de pichações não está aumentando. “A população percebe um grande número de imóveis pichados porque houve um abandono nas ações de remoção dessas marcas. Precisamos agir sempre, não deixar a pichação viva porque essa aparência de descuido abre espaço para a ação dos vândalos”, disse. A Guarda Municipal pretende ajudar na meta da campanha, que é diminuir em 50% a ações desses vândalos em um período de seis meses.

Para isso, a campanha prevê uma parceria mais forte entre o município, através da Guarda Municipal, com a Polícia Militar e Polícia Civil, no pronto atendimento aos flagrantes. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 153.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484