Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Tecnologia

Equipe da Prefeitura conhece Parque de Manutenção da 5ª Região do Exército

22/10/2013 14:55:00

O prefeito Gustavo Fruet visitou na manhã desta terça-feira (22) as instalações do Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar do Exército, no bairro Bacacheri, para conhecer o processo de revitalização e modernização do veículo blindado M113BR - que é realizado no local e conta com apoio técnico norte-americano. Fruet foi acompanhado pelo presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Sérgio Pires, o secretário municipal de Assuntos Metropolitanos, Walfrido Prado, e o presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Júnior.

O Parque de Manutenção de Curitiba é responsável pela melhoria de toda a frota brasileira deste tipo específico de veículo blindado, estimada em quase 600 unidades. A previsão é de que, até 2015, 150 blindados sejam totalmente desmontados e passem por essa etapa de modernização. Em 2012 algumas unidades do M113BR já foram reestruturadas e devem ser entregues em sedes militares até o final do ano.

“O nosso parque se tornou referência nos trabalhos de modernização e revitalização desta viatura blindada”, afirmou o diretor do Parque de Manutenção da 5ª Região, tenente-coronel Everton Pacheco da Silva. Além dessa ação referente aos veículos blindados, outros dois trabalhos são desenvolvidos no local: a manutenção dos fuzis FAL e a produção de barracas. 

O prefeito conheceu as etapas do processo de melhoria do blindado e foi convidado a dar uma volta no veículo militar. “Gostei muito de ter conhecido o que está sendo feito aqui no Parque de Manutenção e fiquei impressionado com a estrutura e as informações que foram repassadas”, comentou Fruet.

O comandante da 5ª Região Militar, General Luiz Felipe Kraemer Carbonell, ressaltou que tão importante quanto o processo de modernização do veículo blindado é que esse  trabalho proporciona a abertura de mercado para mão de obra especializada. “É um investimento grande que é feito aqui na cidade e a intenção é abrir portas para os futuros engenheiros e tecnólogos ligados à área. É a oportunidade que a cidade e o estado têm de receber um projeto desta importância aqui dentro”, comentou. 

Também participou da visita o secretário estadual da Copa do Mundo, Mario Celso Cunha.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484