Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Meio ambiente

Curitiba vai criar unidade de conservação na área do Bosque Gomm

16/07/2014 15:41:00

Curitiba vai ganhar mais uma unidade de conservação, a ser implantada no local que abriga o Bosque Gomm, no bairro Batel. Os procedimentos e o projeto para a criação da unidade estão sendo definidos pela Prefeitura, em conjunto com o movimento Amigos do Parque Gomm e moradores da região. A nova unidade, que deverá ser gerida de forma compartilhada, terá uma trilha educativa anexa ao bosque e espaço para atividades artísticas.

O bosque fica entre as ruas Hermes Fontes, Desembargador Costa Carvalho e Francisco Rocha, vizinho ao Shopping Pátio Batel. Desde o ano passado, a discussão sobre uma obra viária que fazia parte do projeto inicial de implantação do shopping aproximou a Prefeitura dos integrantes do movimento Salvemos o Bosque da Casa Gomm. Como resultado, a via prevista originalmente foi substituída por um acesso para emergências e com utilização restrita e nasceu a ideia da unidade de conservação.

“Este processo é a prova de que o poder público e a sociedade civil organizada podem desenvolver ações em conjunto e chegar a soluções positivas para ambos”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente. Renato Lima.

O consenso em torno da área surgiu depois de diversas reuniões entre integrantes do movimento e técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). “Nossa intenção é de que o bosque seja gerido em conjunto com a comunidade, incentivando a participação popular e contribuindo para evitar o vandalismo”, diz  Lima.

Agora começa a etapa de detalhamento do projeto, e em seguida o processo licitatório para a execução das adequações necessárias. Ainda não há prazo definido para início das obras.

Casa Gomm

A área onde será implantada a nova unidade de conservação abriga uma casa construída em 1913. Conhecida como Casa Gomm, a construção de dois pavimentos e sótão da Casa Gomm, além do seu entorno, são tombados pelo Processo 04/1988, do Conselho Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico (CEPHA). Originalmente, o imóvel centenário ocupava o espaço onde foi erguido o novo shopping, e foi removido para um fundo de vale no mesmo terreno.

 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484