Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Reforços

Curitiba é convidada para mobilização nacional a favor da segurança pública

07/03/2018 15:24:00

A capital paranaense pode ganhar um reforço nacional na segurança pública. O assunto foi tema da reunião que o prefeito Rafael Greca participou, nesta quarta-feira (7/3), em Brasília. O presidente Michel Temer recebeu prefeitos das 26 capitais brasileiras para falar sobre o assunto. A intenção é criar uma mobilização nacional em favor da segurança pública.

O governo federal pretende abrir uma linha de financiamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES), com juros de 0,9% ao ano, para que as cidades comprem equipamentos e reforcem a segurança. “A reunião foi proveitosa, porque o governo federal pela primeira vez abre a discussão sobre a segurança pública para as cidades”, disse Greca.

Os recursos, segundo o prefeito, poderiam ser usados para criar uma “muralha digital” nas cidades, com o uso de câmeras, redes sociais e outras tecnologias. Seria possível fazer o reconhecimento de placas de veículos e de faces de criminosos nos terminais, nas entradas das cidades.

O secretário da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel, e o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, acompanharam o prefeito na reunião em Brasília. Agora será criado um grupo para estudar como a Prefeitura poderá aderir ao plano do governo federal e quando isto será feito.

“Eu saio satisfeito da reunião. Ninguém mora em Brasília apenas, ou só no governo federal, todo mundo mora nas cidades. Quando a União olha para as cidades começa a olhar para o Brasil”, definiu Greca.

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484