Cerca de 30 crianças receberam ontem, no bairro Prado Velho, (10) a Refriteca, um refrigerador adaptado e transformado em biblioteca. “Essa geladeira é diferente. Não tem comida para o nosso corpo, mas para a nossa mente”, disse Matheus Cardoso, de 13 anos, que participou da entrega, em evento que contou com atividades lúdicas e contação de histórias. O projeto é uma parceria do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC) com a fabricante de eletrodomésticos Electrolux.
A Refriteca ficará durante um mês na Associação Beneficente Renascer, que atende 156 crianças e adultos, entre 3 a 28 anos, com dificuldades emocionais e comportamentais, portadoras de transtorno global do desenvolvimento (TGD). Claudinéia Alves Nogueira, coordenadora pedagógica da instituição, agradeceu pela novidade. “Já havíamos começado um projeto de literatura, faltava-nos apenas os livros e o incentivo, que chegaram com a Refriteca. Será um mês de aprendizado e novas experiências”, conta.
Para a analista de treinamento da Electrolux, Paula Ogino, a Refriteca é um presente para as crianças. “A ideia surgiu dentro da empresa, mas quem ganha são as crianças. O material é direcionado e foi escolhido de acordo com a faixa etária dos pequenos”, disse.
Segundo o supervisor de ação social do IPCC, Rodolfo Schneider, ver o resultado da ação é muito inspirador. “No caso da Renascer, a Refriteca torna-se ainda mais gratificante. Os meninos e meninas, por apresentarem demandas especiais e possuírem dificuldades de leitura e aprendizagem, agora com o projeto literário terão um novo incentivo no acesso a literatura”, afirma.
A Refriteca passará por instituições atendidas pelo Parceria Nota 10, projeto do Instituto Pró-Cidadania. Os livros da biblioteca, cerca de 150 exemplares, são do acervo da Electrolux ou doados por seus colaboradores. Entre os títulos estão obras de literatura, livros infanto-juvenis, biografias, culinária, artes, artesanato, política, esporte, música, saúde, livros informativos, periódicos e diferentes materiais de leitura, como revistas e gibis.
O projeto foi inaugurado em outubro do ano passado na Passos da Criança, espaço de convivência e fortalecimento de vínculos na Vila Torres.
Parceria Nota 10
O Parceria Nota 10 foi criado em 2007 e desde então beneficiou mais de 10 mil crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos. O projeto atende mais de 2 mil crianças e adolescentes ao ano, através de implantação da metodologias para instituições, monitoramento, avaliação permanente das atividades, capacitação dos gestores e educadores e o repasse de materiais (escolares, de higiene, educativos, eletrônicos e esportivos), camisetas e agasalhos.
O Pró-Cidadania também desenvolve o projeto Curitibaninhos, que beneficia mamães e recém-nascidos com palestras preparatórias e distribuição de enxovais, e o Jogo Limpo, na área de esporte. Informações pelo telefone (41) 3040 -1582.