Registrar
Acesso à informação
Prefeitura Municipal de Curitiba

Lei de Incentivo

Atleta de Curitiba é campeão sulamericano de Paracanoagem

31/10/2012 14:42:00


O atleta beneficiário da Lei Municipal de Incentivo ao Esporte José Agmarino de Jesus Coelho conquistou neste domingo (28), na cidade de Tigre, na Argentina, o título sulamericano de paracanoagem na categoria V1 (canoa polinésia tradicional). Com a satisfação de ter alcançado seu principal objetivo no ano, o atleta visitou a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) na manhã desta quarta-feira (31) para agradecer o apoio da Prefeitura Curitiba no desenvolvimento do seu trabalho.

“Alguns esportes não recebem muita atenção da mídia e se torna muito difícil conseguir patrocínio e apoio. Agradeço muito a SMELJ e a Prefeitura que sempre estiveram ao meu lado e ajudaram a tornar possível a realização deste sonho que é o título do Sulamericano”, disse José Agmarino de Jesus Coelho.

O atleta, um dos principais destaques da paracanoagem do país, havia ficado em terceiro lugar no Sulamericano de 2011, disputado no Rio de Janeiro, e tinha definido como meta a conquista deste título para 2012. Após um ano de muito treino e dedicação, conquistou a vitória com o tempo de 1’00”90 e ajudou o Brasil a sagrar-se vice-campeão geral da competição, com 19 medalhas de ouro; 27 de prata e 15 de bronze, atrás apenas da anfitriã Argentina.

“É uma satisfação muito grande conquistar essa vitória contra os principais atletas da minha categoria na América do Sul e ajudar a mostrar a força da paracanoagem do Brasil. Agora é continuar treinando forte e tentar conquistar mais títulos para quem sabe conseguir uma vaga para disputar os Jogos Paralímpicos de 2016, quando a modalidade estreará na competição”, destacou José Agmarino de Jesus Coelho.

Lei Municipal de Incentivo ao Esporte - Desde que foi promulgada, em 2002, a Lei Municipal de Incentivo ao Esporte já beneficiou 6.115 projetos de diversas modalidades esportivas. Em 2012 foi estabelecido um novo recorde de projetos aprovados, com a distribuição do benefício da Lei para 841 projetos ao longo do ano (378 no primeiro semestre e 463 no segundo semestre).

Atualmente a Lei de Incentivo ao Esporte beneficia atletas de 34 modalidades diferentes, inclusive de esportes mais segmentados como fisiculturismo, paraquedismo, tiro esportivo, street luge e patinação.

Entre os projetos aprovados se destacam os de atletas de alto rendimento, com o judô sendo a modalidade esportiva com maior número de inscrições (51), seguido do jiu-jitsu (43), natação (41), triatlhon (29) e karatê (27). Também foram contemplados pela Lei Municipal de Incentivo ao Esporte 60 projetos de iniciação esportiva apresentados por entidades, escolas municipais e projetos de educação ligados ao esporte e 43 projetos de paratletas.
 

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484