Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba
Secretaria Municipal do

Meio Ambiente

Parques e Bosques

 

Parque Atuba

 

Clique aqui para ver o croqui

Parque Atuba

Com 173 mil metros quadrados, o Parque Atuba foi implantado com objetivo principal de preservar uma região de fundo de vale existente na divisa com o Município de Colombo, no extremo nordeste do município. Também possui outras funções como: viabilizar a ocupação ordenada da área, conservar as margens do Rio Atuba e todo o ecossistema da região e proporcionar à população, que já utilizava o local para caminhadas, mais um espaço de lazer e recreação. 

Na área do parque foi reservado um espaço para a implantação da “Vila da Madeira” que visa conservar elementos da arquitetura de madeira típica de Curitiba. A vila leva o nome de Milna Leone, em homenagem à arquiteta do IPPUC que participou de sua concepção. A primeira casa a compor a paisagem do parque foi construída em 1947 no bairro Alto da XV e sua remontagem seguiu o projeto original.

No interior dela estão expostas maquetes com outros modelos da arquitetura usada pelos primeiros colonizadores da cidade. O estilo se estendeu até o ciclo da madeira, no início do século passado, um dos mais importantes períodos da economia do estado. Outras casas deverão ser remontadas no local futuramente.

Para lazer e recreação, o parque oferece equipamentos de ginástica, pistas para caminhada com dois mil metros, ciclovia, churrasqueiras e uma cascata.

Com o Parque Atuba, o município mais um vez cumpre a tarefa de planejar e executar um projeto para preservar o meio ambiente e dar ao cidadão curitibano maior qualidade de vida.

 

  • Área: 173.265 m2
  • Localização: Rua Pintor Ricardo Krueger X Rua Arnoldo Wolf Gaensly
  • Bairro: Atuba
  • Acesso: Gratuito
  • Flora: Araçá, Vacum, Açoita-cavalo, Angico, Aroeira, Branquilho, Canafístula, Capororoca, Cássia Mutijuja, Corticeira, Erva Mate, Figueira, Jatobá, Paineira, Pau marfim, Pau óleo, Pinheiro bravo, Quaresmeira, Timboril.
  • Equipamentos: Lagos, pontes de madeira, pista de caminhada, cascata, ciclovia, Vila da Madeira, canchas de futebol e vôlei, casa da guarda, equipamentos de ginástica, churrasqueiras.

 

Horário de funcionamento:

De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

 

Voltar

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484