Registrar
Lei de Acesso à Informação
Prefeitura Municipal de Curitiba
Secretaria Municipal do

Meio Ambiente

Parques e Bosques

 

Bosque Reinhard Maack

 

Clique aqui para ver o croqui do bosque

Bosque Reinhard Maack

O Bosque Reinhard Maack foi entregue à cidade no final de 1989. Desapropriada em 1986, esta área pertenceu à família Hauer, desde 1860. E foi graças ao esforço de Alfredo Hauer que a região Sudeste da cidade tem, hoje, uma área de preservação ambiental

Localizado no bairro Hauer, possui uma área de 78.000 m2 coberta pela vegetação original de Curitiba, os chamados "capões". Neles, o pinheiro do Paraná forma um andar superior que cobre os outros, onde aparecem a aroeira, caúba, pessegueiro-bravo, bracatinga, pau-de-bugre, o branquilho.

A Trilha da Aventura, formada por um conjunto de 16 brinquedos, faz do Bosque Reinhard Maack um lugar diferente dos costumeiros bosques/parques. Construídos em madeira, brinquedos como o congo, pesca, alvo, trampolim, gangorra, salto, peso, muralha, travessia, hexágono, teleférico, escalada, túnel, escorregador, mirante e argola, vão se sucedendo ao longo da trilha.

Reinhard Maack, que emprestou seu nome ao Bosque, foi um aventureiro de verdade. Veio da Alemanha para o Brasil em 1923 para ser engenheiro de minas da Cia. de Mineração e Colonização do Paraná. Foi ele quem descobriu e mediu o ponto mais alto do Estado, o "Pico do Paraná", localizado na Serra do Mar e que tem 1.922 metros de altura. Era cartógrafo, geógrafo, paleontólogo, engenheiro de minas, geólogo. Maack organizou e participou de grandes expedições pela África, América do Sul, América do Norte. Realizou pesquisas na Patagônia, Andes, Tunísia, Himalaia, Kilimandjaro. Foi professor de Geologia e Paleontologia na Universidade Federal do Paraná.

 

  • Área: 78.000 m2
  • Localização: Rua Raggi Izzar X Rua Waldemar Kost X Rua Oswaldo Aranha
  • Bairro: Hauer
  • Ano de Implantação: 1989
  • Acesso: Gratuito
  • Fauna: 45 espécies de aves, do quiri-quiri à coruja das torres; do beija-flor-de-topete ao sanhaço.
  • Flora: Araucária, aroeira, caúba, pessegueiro-bravo, bracatinga, pau-de-bugre, branquilho.
  • Equipamentos: Estacionamento, um pavilhão para educação ambiental, sede de escoteiros e 16 brinquedos da Trilha da Aventura.

Horário de funcionamento:

Sábados, domingos e feriados, das 08:00 às 16:30. Durante a semana somente com autorização da SMMA mediante agendamento e apenas para escolas através dos pedagogos ou professores responsáveis.

Nos dias de chuva e no dia seguinte, por segurança, o Bosque fica fechado, pois as trilhas se tornam escorregadias.

As visitas de grupos de crianças de escolas nos dias de semana pode ser agendada através do telefone 3350-9891 e destinam-se exclusivamente para alunos do ensino fundamental.

 

Linhas de ônibus para chegar ao bosque:

 

512 - Itamarati -  Alimentador

        Sai do Terminal do Hauer, descer no terceiro ponto e andar uma quadra

 

020 - Interbairro II (Descer na Rua Paulo Setúbal e andar uma quadra)

Voltar

Endereço
Av. Cândido de Abreu, 817 - Centro Cívico
CEP: 80.530-908 • Fone: (41) 3350-8484