Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Trânsito

Vagas Especiais - Renovação e 2ª Via da Credencial

Os beneficiários do Cartão Credencial residentesem Curitiba, autorizados a estacionar em vagas especiais, podem solicitar sua renovação quando estiver vencido o prazo de 5 (cinco) anos ou com vencimento próximo (inferior ou igual a 30 dias da data de validade).

Caso o beneficiário tenha o seu Cartão Credencial roubado, furtado ou perdido (extraviado), a primeira coisa a fazer, como no caso de qualquer documento de identificação, é um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil.

Para obter a segunda via da Credencial, deve comparecer no atendimento de trânsito da Superintendência de Trânsito (SMDT) com documentos originais, para a conferência e digitalização.

Atendimento

Deverá ser realizado agendamento online prévio para o atendimento presencial na sede da Superintendência de Trânsito para solicitação de renovação e emissão da segunda via das credenciais para Idoso e Pessoa com Deficiência

Para nova emissão de Credencial de Idoso, o atendimento poderá ser feito pelo portal PIA, do Governo do Paraná . Caso esta operação não seja possível, o cidadão também poderá recorrer ao atendimento presencial, com dia e hora marcados pela Agenda Online, de serviços da Prefeitura.

Documentos necessários para renovação da Credencial

Para emissão da Credencial de Idoso:

  • Identificação: pode ser Carteira Nacional de Habilitação ou Carteira de Identidade ou outro documento a elas equiparado e que contenha data de nascimento e filiação
  • Comprovante residencial atualizado e em nome da pessoa a ser credenciada.

Para emissão da Credencial de Pessoa Com Deficiência:

  • Identificação: pode ser Carteira Nacional de Habilitação ou Carteira de Identidade ou outro documento a elas equiparado e que contenha data de nascimento e filiação.
  • Comprovante residencial atualizado e em nome da pessoa a ser credenciada. 
  • Declaração médica da deficiência ou constando o grau de deficiência ou dificuldade de locomoção atualizado. Isento de apresentação desta, quando o beneficiário possuir o RG com símbolo da deficiência ou Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).
  • Poderá ser utilizado o Laudo médico do Detran (caso o beneficiário seja o condutor).

Documentos necessários para emissão de segunda via da Credencial

Em casos de Roubo/Furto ou Extravio:

  • Apresentar o Boletim de Ocorrência (B.O.), com a informação de que a credencial foi roubada ou furtada ou extraviada (perdida)
  • Documento de identificação original

Em casos de Rasura ou Dano:

  • Apresentar a credencial rasurada/danificada
  • Documento de identificação original

A validade do Cartão é de 5 anos; pode ter validade menor, para beneficiários com dificuldade de locomoção, conforme atestado ou laudo médico apresentado.

Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.