Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Pessoa com Deficiência

Transporte Especializado

Para aumentar a mobilidade de Pessoas com Deficiência, com restrições de movimento, autonomia ou comportamento, que não conseguem usar os ônibus comuns do transporte público, a Prefeitura de Curitiba disponibiliza transporte especializado, na modalidade “porta a porta”.

Um micro-ônibus equipado com elevador, cadeira de rodas e outros acessórios adequados, busca a pessoa com deficiência na porta de casa, leva até a porta do seu compromisso e também a deixa na porta de casa, no seu retorno.

A gestão do serviço, gratuito, é do Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, vinculado à Secretaria do Governo Municipal.

Os beneficiários são aqueles com renda familiar de até um salário mínimo nacional per capita, residentes em Curitiba, que busquem atendimento de saúde ou socioassistenciais não continuados (como emissão de documentos, abertura de boletim de ocorrência etc).

Cadastro no Cras

O serviço exige cadastro, mediante apresentação de cópia simples do documento de identidade e do laudo médico da deficiência. O preenchimento da ficha é feito no Centro de Referência da Assistência Social – Cras, que corresponde ao endereço do interessado.

Quando pronta a carteirinha do usuário, ela será entregue junto com o regulamento do serviço.

A utilização do transporte especializado deve ser agendada uma semana antes, pelo usuário cadastrado ou seu responsável. Ligar para o Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência, informar nome, número da carteirinha, destino, dia e hora pretendidos. 

Mais informações
Telefone: (41) 3221-2272
Whatsapp: (41) 99677-7608
E-mail: acessopcd@curitiba.pr.gov.br
Site: transporteacesso.curitiba.pr.gov.br/

Secretaria do Governo Municipal