Meio Ambiente
Programa Amigos dos Rios
Plantios comunitários às margens dos rios, do entorno de nascentes, e também em parques, praças e bosques, fazem parte das ações do amplo programa Amigos dos Rios, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, em Curitiba. Além de promover palestras, para divulgar a importância da conservação da flora e da fauna, nas áreas verdes da cidade e fora delas, orienta quanto a separação de resíduos sólidos e saneamento.
Seu público-alvo inclui alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil – CMEIs; estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares; Condomínios; entidades de bairros, associações de moradores e centros comunitários; igrejas, templos, instituições religiosas, agentes comunitários de saúde/Unidades de Saúde, entre outros.
Por microbacia
Este trabalho da Gerência de Educação Ambiental é realizado ao longo das bacias hidrográficas de Curitiba: dos Rios Passaúna, Belém, Barigui, Atuba, Iguaçu e Ribeirão dos Padilha.
Após o diagnóstico e o mapeamento das áreas, as ações ocorrem nas microbacias, do montante (nascente) à jusante (foz) do curso d’água, por meio de equipe multidisciplinar terceirizada, formada por técnicos de nível superior.
Multiplicadores
A cada uma delas corresponde a formação de Grupo de Apoio Local – GAL, que são multiplicadores dos conhecimentos adquiridos no programa, garantindo a continuidade do seu objetivo, que é motivar a população sobre a importância da conservação e recuperação dos recursos hídricos de Curitiba. Os GALs têm a participação de Conselhos de Segurança, Rotary e Lions Clubs, diferentes ONGs.
Além de palestras de sensibilização, são previstas oficinas interativas, webinares, atividades e jogos pedagógicos, oficinas e peças teatrais interativas.
Mais informações e contatos:
Fone: (41) 3350-9212
E-mail: educacaoambientalsmma@curitiba.pr,gov.br
Secretaria Municipal do Meio Ambiente