Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Obras e Urbanismo

Limpeza de Bueiro, Valeta, Tubulação

O cidadão que solicitar a desobstrução de bueiro, valeta, sarjeta, tubulação, e de caixas de captação, as chamadas “bocas de lobo”, nas vias públicas, conta com atendimento da Secretaria do Governo Municipal - SGM, depois da análise de cada caso. 

Sobre a limpeza de bueiros, em algumas situações pode ser necessário o uso de caminhões hidrojato.

Quanto às valetas (canais feitos para escoamento por máquinas ou manualmente), o Município somente pode realizar a limpeza em situações emergenciais de alagamento, para garantir o escoamento das águas das chuvas. É o que prevê o Código Florestal Brasileiro - Lei Federal n.º 12.651/12 .

No caso da limpeza da tubulação/ galeria de águas pluviais, quando for verificado que a caixa de captação não está escoando a água, durante chuvas intensas, o indicado é aguardar a chuva passar, para saber se está ou não obstruída. Isto porque o escoamento pode voltar ao normal, sem maiores problemas. É que, na maioria das vezes, o alagamento é provocado pelo aumento do nível do córrego ou do rio próximo, que represa temporariamente o escoamento das águas. Se o represamento continua ocorrendo, será necessário solicitar o serviço.

A limpeza da sarjeta, espaço existente entre o meio-fio e o pavimento, também é para proporcionar o escoamento eficiente das águas pluviais.

Atendimento

Os pedidos para manutenção e limpeza destes sistemas devem ser apresentados via Central de Atendimento 156 (por chat), pelo telefone 156, e também pelo app Curitiba 156, disponibilizado nas versões Android (loja Google Play) e Iphones (loja App Store). 

O recomendável é que seja indicado o endereço o mais completo possível do local, como o nome das ruas transversais.

Os interessados podem acompanhar todos os trâmites de seus processos pela internet, fornecendo o número do seu protocolo. A conclusão do serviço será informada pela equipe da Central 156.

Em se tratando de solicitações relacionadas à limpeza de bueiro e tubulação, o atendimento dos interessados também pode ser feito presencialmente, nas 10 Administrações Regionais. Escolha a mais próxima de sua residência, na lista abaixo. 

Esgoto doméstico: não faça a ligação destes dejetos à rede de galerias de água das chuvas. Isso provoca o mau cheiro que sai de alguns bueiros e também reclamações de transeuntes ou vizinhos. Para realizar a obra, busque orientação da Sanepar (responsável pela coleta e tratamento do esgoto) ou execute uma fossa séptica em seu imóvel.

As reclamações recebidas pela Prefeitura são encaminhadas à Secretaria do Meio Ambiente - SMMA e à Sanepar, para identificar os pontos de ligações irregulares, dar prazo para solução e até aplicar multa.

Mais informações na página Perguntas Frequentes sobre Esgoto, com orientações da SMMA.

Secretaria do Governo Municipal

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.