Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade 156 Acesso à informação
Manutenção Urbana

Limpeza de Bueiro, Galeria, Tubulação e Valeta

O cidadão pode pedir à Prefeitura a limpeza de caixa de captação (bueiro), galeria de águas pluviais ou tubulação, ao verificar que estas estruturas não escoam a água como deveriam. São realizados também serviços para remover detritos (terra, areia, vegetação) que se acumulam nas sarjetas (espaço entre o meios-fios e a rua) que com o decorrer do tempo e acabam prejudicando o escoamento da água.

Antes de tomar a iniciativa, o interessado deve aguardar a chuva passar e conferir se o escoamento se normaliza. Na maioria das vezes, o represamento da água (que pode provocar alagamento) não acontece porque a tubulação está obstruída e, sim, porque ocorre um aumento no nível de um rio próximo à região afetada.

Atendimento

Se o problema persistir, os serviços de limpeza (que podem exigir até caminhão hidrojato) devem ser solicitados pela Central de Atendimento 156 (via Mobile, chat online ou telefone); e também pessoalmente, nas 10 Administrações Regionais/Ruas da Cidadania.

Quanto às valetas (canais feitos para escoamento por máquinas ou manualmente), o Município pode realizar a limpeza de forma a garantir o escoamento das águas das chuvas, sempre obedecendo a legislação ambiental. Este assunto é tratado na Lei Federal nº 12651/12 – Código Florestal  

Atenção! Não ligue o esgoto doméstico na rede de galerias de água das chuvas. Isso provoca o mau cheiro que sai de alguns bueiros e também reclamações de transeuntes ou vizinhos. Para realizar a obra, busque orientação da Sanepar (responsável pela coleta e tratamento do esgoto) ou execute uma fossa séptica em seu imóvel.

As reclamações recebidas pela Prefeitura são encaminhadas à Secretaria do Meio Ambiente e à Sanepar, para identificar os pontos de ligações irregulares, dar prazo para solução e até aplicar multa.

Departamento: Superintendência de Manutenção Urbana

Secretaria do Governo Municipal

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.