Impostos e Taxas
ISS/ ITBI e IPTU - Pagamento com Cartão e Pix
O contribuinte pode saldar estes três débitos tributários municipais usando cartão magnético, de débito ou crédito; e no caso do IPTU também é possível usar o Pix, sistema mais rápido. Todas as operações são eletrônicas.
Para pagar com cartão, no link que consta em Serviço online (acima e abaixo nesta página), faça a emissão do DAM (Documento de Arrecadação Municipal). Munido da guia, forneça os dados indicados na linha digitável do código de barras e conclua a transação.
São aceitos cartões das principais bandeiras que operam no país.
Atenção: As administradoras cobram encargos de seus clientes. Isto significa que o valor do pagamento dos débitos está sujeito a estes acréscimos. Mas a Prefeitura, em qualquer hipótese, terá responsabilidade sobre a taxa cobrada pelo serviço online.
Ainda, para garantir a integridade e segurança da operação, a administradora deverá preencher um breve cadastro do usuário do serviço.
Terceira opção
O pagamento do IPTU por Pix é modalidade nova: foi adotado em 14 de fevereiro de 2022, e só pode ser usado para pagar o imposto do ano; os atrasados, não.
Realizando o pagamento dos débitos do IPTU do ano corrente, via Pix, a certidão negativa do imóvel é liberada no prazo de cinco minutos, a não ser que os sistemas bancários estejam indisponíveis. Neste caso o tempo aumentará.
Ao emitir o Documento de Arrecadação Municipal – DAM, para quitar uma ou todas as parcelas do imposto, inclusive da Taxa de Coleta de Lixo, o contribuinte poderá visualizar e escolher esta terceira opção de pagamento.
Feito o acesso ao Pix, pelo aplicativo do seu banco, basta dirigir a câmera do seu celular para fazer a leitura do QR code, código que aparece na tela. O leitor do QR Code deve ser o mesmo daquele disponível no banco do contribuinte. Não demore para fazer o pagamento pois o código tem prazo para vencer, indicado logo abaixo da figura.
Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento