Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Impostos e Taxas

IPTU - Documento para pagamento

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é devido pelos proprietários de imóveis localizados no município de Curitiba - lotes, residências, edifícios, lojas. O pagamento deve ser feito anualmente. 

Uma das formas de quitação é por meio de DAM (Documento de Arrecadação Municipal). Deve-se esclarecer que as parcelas vencidas do ano corrente somente poderão ser recolhidas por este documento, que o contribuinte encontra no link abaixo - IPTU - DAM.

Para a emissão do documento, basta seguir este passo a passo: 

- Clique em indicação fiscal

- Digite o número da indicação fiscal (que se encontra no seu carnê)

- Digite o número do CPF ou do CNPJ do proprietário, o mesmo que consta do cadastro imobiliário da Secretaria de Finanças

- Clique no botão DAM, localizado no final da página acessada pelo link - Impressão de 2ª Via do IPTU 2019 (onde também pode ser emitida a 2ª via do carnê)  

- Imprima a guia.

- Pague - no mesmo dia da emissão da guia - em um dos bancos conveniados de sua preferência:

  • Banco do Brasil
  • CEF
  • Bradesco
  • Mercantil do Brasil
  • Banco Cooperativo BANCOOB
  • Banco Cooperativo SICREDI
  • Itaú
  • Santander
 
Para pagar seus tributos, dê preferência aos canais eletrônicos dos bancos, como caixas eletrônicos, internet banking e aplicativos para celular. Caso decida parcelar o IPTU, o contribuinte pode optar pelo débito automático em sua conta corrente.
 
Atenção!
No caso de dúvidas ou de outras informações sobre a cobrança do IPTU, o interessado deve recorrer a um dos endereços dos Núcleos Regionais de Finanças, que funcionam nas 10 Ruas da Cidadania de Curitiba. Basta escolher o mais próxima da sua residência. 
 
Atendimento
Das 8h as 17h  
 
Responsável: Secretaria Municipal de Finanças (SMF) - IPTU 
 

Secretaria Municipal de Finanças

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.