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Impostos e Taxas

IPTU - Certidão de Cadastro Imobiliário

Os proprietários de casas, apartamentos, edifícios e lotes de Curitiba podem, por meio da Certidão do Cadastro Imobiliário, constatar os dados gerais em que se baseia o lançamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

O mesmo documento é utilizado quando da averbação da indicação fiscal, na matrícula do imóvel registrado em Cartório.

O documento traz todos os dados constantes do Cadastro Imobiliário da Secretaria Municipal de Finanças, que identifica a sujeição passiva do IPTU e também os dados do terreno. Nele constam área, ano de lançamento do lote, posição e testada;  área, tipo, material, padrão, utilização da construção; valor venal do imóvel e histórico da indicação fiscal.  

Atendimento

A certidão é fornecida na hora e sem custo, via link http://iptucertidao.curitiba.pr.gov.br/Default.aspx, do seu computador, notebook ou smartphone. Além da indicação fiscal ou inscrição imobiliária do imóvel, é necessário informar o CPF/CNPJ do sujeito passivo, cadastrado na Prefeitura.

O mesmo documento pode ser obtido no Núcleo Regional de Finanças, na Rua da Cidadania mais próxima se sua residência. Confira os endereços na listagem abaixo.

Horário: das 8h às 12h e das 13h às 17h.  

Caso as informações esteja desatualizadas, deverá ser enviada uma cópia do documento do imóvel para e-mail cadastroiptu@curitiba.pr.gov.br e aguardar a atualização.

Dúvidas sobre este assunto poderão ser sanadas pela Central de Atendimento 156 (via chat online) ou pelo telefone 156.

Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.