Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Impostos e Taxas

IPTU - Certidão de Cadastro Imobiliário

Os proprietários de casas, apartamentos, edificios e lotes de Curitiba podem, por meio da Certidão do Cadastro Imobiliário, levantar os dados gerais em que se baseia o lançamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

O mesmo documento é utilizado quando da averbação da indicação fiscal, na matrícula do imóvel registrado em Cartório.

A certidão é fornecida apenas para o proprietário do imóvel ou seu procurador devidamente habilitado, portando documento pessoal (original ou cópia) com foto do seu representado.  

O documento traz todos os dados constantes do Cadastro Imobiliário da Secretaria Municipal de Finanças, que identificam a propriedade. Nela constam dados do terreno (área, ano de lançamento do lote, posição e testada), dados da construção(área, tipo, material, padrão, utilização), valor venal do imóvel e histórico da indicação fiscal.  

A certidão pode ser emitida via internet (ver link abaixo) ou em um dos Núcleos Regionais de Finanças, localizados nas 10 Ruas da Cidadania, das 8h às 17h. Basta procurar a mais próxima de sua residência.

Nos dois casos, o documento é impresso na hora e sem custo. 

Responsável: Secretaria Municipal de Finanças (SMF) - IPTU

 

Secretaria Municipal de Finanças

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