Cidadania
Fala Curitiba - Reuniões
Atenção! O Fala Móvel Curitiba está de volta às ruas da cidade para ouvir as propostas individuais dos cidadãos para o Orçamento 2024, de 24/07 a 02/08/2023. Saiba aqui o calendário com datas e locais de atendimento em veículo com equipes identificados.
Confira o calendário
Outra chance de participar do planejamento de Curitiba são as reuniões presenciais, de 31 de julho a 4 de agosto próximos, para votação final das propostas coletivas, em 10 endereços. Ainda dá tempo de escolher indicar o bairro a ser beneficiado, escolhendo uma data neste calendário. Não perca as últimas oportunidades!
Confira o calendário
A partir de consultas públicas, pelo Fala Curitiba 2023, o Instituto Municipal de Administração Pública - Imap reúne subsídios da população para a construção das peças orçamentárias, centrais para o planejamento da administração pública, que devem ser elaboradas pelo Poder Executivo, anualmente: a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei do Orçamento Anual – 2024.
Metas prioritárias
Tanto a LDO, como a LOA apontam as metas prioritárias que merecerão os investimentos da Prefeitura em 2024 (para o exercício seguinte, como estabelece a legislação). Indica quanto o Município vai arrecadar (receitas) e para quais obras, programas, serviços, têm recursos previstos (despesas).
É a sétima edição
O Fala Curitiba está em sua sétima edição. Em 2023 teve início em 1º de março e o período de consultas se estende até meados de agosto. Para a participação do munícipe há a disponibilização de acesso virtual e físico (formulário pelo Fala Curitiba Móvel) e em reuniões presenciais.
Nas Regionais
Quando participa das reuniões presenciais, o cidadão tem oportunidade de defender de viva voz a sugestão que considera prioritária para o Orçamento 2024 da cidade. De individual, sua sugestão ganha força de coletiva.
Instituto Municipal de Administração Pública