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Assistência Social

Expresso Solidariedade- Refeições no ônibus para as pessoas em situação de rua

 
O “Projeto Expresso Solidariedade” vem sendo executado, desde sua implantação em 29 de junho do ano de 2017, pela Prefeitura Municipal de Curitiba, através da Fundação de Ação Social de Curitiba, representada pela Diretoria de Atenção à População em Situação de Rua, com a parceria de outras secretarias e a participação ativa da sociedade civil através de grupos voluntários e associações comerciais.

 

Objetivando atendimento digno e humanitário ao que tange a distribuição de alimentos às pessoas que permanecem em situação de rua na região central de Curitiba, a integração entre o poder público e a sociedade civil faz-se imprescindível. O ato de ajudar ao próximo por meio de doações e atitudes solidárias que colaboram como suporte para outro ser humano, tem como propósito propagar ações humanitárias e de pertencimento comunitário. Neste contexto, o Expresso Solidariedade tornou-se um equipamento acolhedor, garantindo uma refeição adequada, em espaço higienizado e protegido dos fatores climáticos para aqueles que necessitam.

O equipamento propicia que a equipe da FAS, representada por educadores da Central de Encaminhamento 24 Horas, desenvolvam um trabalho de sensibilização dos usuários para os serviços ofertados pela rede socioassistencial de Curitiba, bem como orientações sobre a rede de serviços socioassistenciais Estadual e Federal; e ainda sobre os serviços de saúde, educação, habitação, emprego e renda. Essa abordagem junto aos usuários do Expresso Solidariedade auxilia na criação de vínculos necessária para a oferta de serviços e encaminhamentos, bem como na elevação da autoestima e no incentivo e apoio para que o usuário inicie sua caminhada na superação de sua situação de vulnerabilidade social.

Atualmente contamos com 22 grupos voluntários cadastrados, dentre esses 09 em atividades divididas entre diárias, semanais, quinzenais ou mensais. Durante o ano de 2018 foram distribuídas 48.223 refeições, realizados 292 encaminhamentos, 76 orientações sobre a rede socioassistencial e outros serviços públicos, e ainda 135 pessoas cadastradas e perfiladas.

Um atendimento que prima pela qualidade e garanta os direitos e princípios básicos de cidadania da pessoa atendida, buscando resgatar sua história e contexto social, respeitando o tempo e o momento de cada individuo, se faz um forte e melhor instrumento para a superação da vulnerabilidade e risco pessoal e uma mudança na condição de vida. 

Responsável: DIRETORIA DE ATENÇÃO À POP. EM SITUAÇÃO DE RUA

Telefone: (41) 3350-3500

E-mail: dpsr@fas.curitiba.pr.gov.br

Horários de atendimento: 19h as 22h

Fundação de Ação Social

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.