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Declaração Unificada de Cadastro de Imóvel

A Prefeitura unificou as declarações e certidões de cadastro emitidas nos sistemas informatizados das Secretarias Municipais do Urbanismo - SMU e de Finanças – SMF. A partir de dezembro de 2021, estes documentos, que comprovam os dados cadastrais dos imóveis localizados  em Curitiba, são emitidos pela internet, de forma rápida e desburocratizada. Porém esta solução não é indicada para áreas não regularizadas, que não possuem cobrança de IPTU ou Taxa de Coleta de Lixo.  

O contribuinte acessa a Declaração Unificada de Cadastro de Imóvel, em Serviço online, acima e abaixo na página, para obter um documento que unificou:

  • Certidão de Cadastro Imobiliário
  • Certidão de Endereço e Dados de Planta
  • Declaração de Localização de Imóvel
  • Declaração de Perímetro Urbano

Toda informação prestada na Declaração Unificada de Cadastro de Imóvel será fornecida exclusivamente com base nos dados disponíveis na data de sua emissão, nos sistemas informatizados da SMU e SMF.

A Declaração Unificada apresenta todo conteúdo do Cadastro Imobiliário de Finanças e também do Cadastro Técnico do Urbanismo. Nela constam referências sobre: área, ano de lançamento do lote, posição, testada e numeração oficial, tipo, material, padrão, utilização da construção, histórico da indicação fiscal, planta do loteamento, bairro. Lotes encravados não possuem testada oficial, portanto, não será informada nenhuma testada para o imóvel.

Importante: No caso de discordância ou complementação dos dados apresentados na Declaração Unificada, o interessado deverá entrar em contato com a secretaria competente, conforme abaixo.

- No Urbanismo, o Departamento de Cadastro Técnico – UCT responde pelo nome da planta de loteamento, denominação do lote, testada oficial, bairro. Para protocolar seu pedido de correção de dados, o interessado deve utilizar o Processo Eletrônico de Curitiba – PROCEC. Em Cadastro Técnico deve escolher Correção de dados cadastrais - SMU, entre os assuntos disponíveis na tela.

- Em Finanças, o Departamento de Rendas Imobiliárias – FFRI trata de endereço de localização, condomínio, tipo e número da unidade, perímetro urbano, matrícula ou transcrição do imóvel. Para protocolar seu pedido de retificação de dados, o interessado deve utilizar o Processo Eletrônico de Curitiba – PROCEC. Em IPTU, escolher Retificação de dados cadastrais - SMF, entre os assuntos disponíveis na tela.

Atenção! As solicitações de Alteração de Número Predial e de Correção de Área de Lote deverão ser avaliadas através protocolos específicos.

Legislação aplicável: Resolução Conjunta SMU-SMF nº1/2021  

Atendimento
Caso não possua acesso ao serviço de internet, a solicitação poderá ser feita presencialmente nos Núcleos de Finanças, localizados na Rua da Cidadania mais próxima se sua residência. Confira os endereços na listagem abaixo.

Orientações sobre este assunto são fornecidas pela Central de Atendimento 156 (via chat online) ou pelo telefone 156.

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Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.