Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Cultura

CASA HOFFMANN - Centro de Estudos do Movimento

Inaugurada em 2003, como Casa Hoffmann - Centro de Estudos do Movimento, atua com o propósito de fomentar estudos e explorações de novas estéticas do movimento, tornando-se local de referência para artistas e outros profissionais das áreas de dança, teatro, circo, artes visuais e educação. Com programação intensa na oferta de  workshops principalmente ligados à pesquisa da dança contemporânea e da performance-art dos EUA, Europa e Brasil,  os cursos ministrados por artistas e pensadores renomados, abordavam temas variados, entre eles a exploração do movimento, crítica da dança, estética, filosofia e design cênico. Passaram pela Casa artistas como: Deborah Ray, Xavier Lê Roy, Lia Rodrigues, David Zambrano, La Ribot, Christine Greiner, Ko Murobushi, Helena Katz, Vera Mantero, Eleonora Fabião, Mark Taylor, Thomas Lehmen, Hooman Sharif, Ainhoa Vidal, entre muitos outros.

Reconhecendo, ainda, a sintonia de propósitos institucionais, culturais e educacionais entre as propostas  da Casa Hoffmann e outros polos e centros de pesquisa  estabeleceram – se importantes parcerias como: c.e.m – centro em movimento (POR), Universidade Federal da Bahia – Dança (BA), UNESPAR (PR), Festival Panorama de Dança (RJ), Festival de Curitiba. 

Desde 2005 a Casa atua como sede da Coordenação de Dança da Fundação Cultural de Curitiba e através dela vários importantes editais públicos para bolsistas residentes, estruturações coreográficas, produção e difusão em dança, incluindo ações nas Regionais de Curitiba foram contemplados.

A partir de 2019 sob a gestão do ICAC – Instituto Curitiba de Arte e Cultura, o projeto curatorial Circuito Mover, proposto pela Consultoria de Dança da Fundação Cultural de Curitiba abrange cursos internacionais, nacionais e locais, o relançamento da Revista Eletrônica Relâche (2004), o Edital e a Mostra Solar 2018, ações de formação de multiplicadores do ensino da arte e ações parceiras com a comunidade. Como mecanismo de diálogo e descentralização das ações da Casa e da Dança, está sendo instituído o Circuito de Dança nos Bairros na Administração Regional Cajuru, um programa piloto para desdobramentos das ações de formação conectadas com os Editais e a Casa Hoffmann, e com intenção de chegar a todas as Regionais.  A colaboração entre vários artistas e educadores culminará na construção de um Plano Pedagógico do Ensino da Dança proposto pela Fundação Cultural de Curitiba. O Circuito Mover abrange bolsas para participantes das atividades interessados em estudos do corpo e do movimento, artistas, estudantes residentes em Curitiba e abre vagas para todo o país. Outras ações são articuladas pela curadoria com proponentes locais como parcerias com Coletivos, Eventos e Festivais, entre elas o Improviso Dança e Música com sete anos de atuação, o Coletivo Nós em Traço e o Pontes Móveis.

O Circuito Mover mantém o caráter da Casa Hoffmann como centro de pesquisas do movimento com programação própria e intensa e reestabelece o caráter de investimento na pesquisa artística, experimental, interdisciplinar e processual.

Em seu espaço a Casa Hoffmann conta com duas salas para ensaios e apresentações, equipamento básico de som e iluminação e com um acervo de vídeos e livros.

A casa construída em junho de 1890, considerada marco arquitetônico da transformação urbana no final do século XIX,  abrigou uma loja de tecidos e foi moradia da família Hoffmann, de imigrantes alemães.

Telefone: (41) 3321-3228

E-mail: danca@fcc.curitiba.pr.gov.br

Horários de atendimento: Das 09h às 18h (Segunda à Sexta-feira). Consulte programação especial de sábados, domingos e feriados.

Documentos necessários: O espaço é utilizado conforme projetos aprovados em Editais do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura/PAIC, e conforme a programação planejada e coordenada pela Curadoria da Consultoria de Dança da Fundação Cultural de Curitiba, ou ainda, através de solicitações que são analisadas para parcerias e/ou locações. As solicitações para parcerias e locações devem ser enviadas para a Central de Agendamento, através do link http://www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br/institucional/agendamento. Para informações gerais sobre a Casa Hoffmann, acesso a materiais do acervo sobre estudos da dança, programação e dúvidas em geral, o contato pode ser realizado via email: danca@fcc.curitiba.pr.gov.br ou pelos telefones (41) 3321-3328 (41)3321-3232.

Fundação Cultural de Curitiba

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.