Prefeitura Municipal de Curitiba 156 Acesso à informação
Trabalho

Carteira de Trabalho - Emissão

A Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) é documento obrigatório para toda pessoa que venha a prestar algum serviço formal, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou mesmo de natureza doméstica. É gratuita e pode ser emitida para o cidadão a partir dos 14 anos (sem necessidade de acompanhamento dos pais).

Para solicitar 1ª ou 2ª via, confira abaixo a documentação necessária e agende seu atendimento.

Agendar atendimento

Consultar agendamento

Documentação

Todos os documentos exigidos devem ser originais, legíveis e em bom estado de conservação.

1ª Via

  • Documento oficial de identificação civil (deve conter: nome do interessado, data, município e estado de nascimento, filiação, número, órgão emissor e data de emissão). São aceitos: Carteira de Identidade (RG), Registro de Conselho de Classe ou Certificado Reservista. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não é aceita como documento de identificação.
  • CPF
  • Comprovante de endereço com CEP
  • Certidão de Nascimento (se solteiro); ou Certidão de Casamento (se casado); ou Certidão de Casamento averbada (se separado ou divorciado); ou Certidão de Casamento e Certidão de Óbito do cônjuge (se viúvo)
  • Foto. A fotografia será capturada no ato da requisição da Carteira de Trabalho. O requerente não deve estar sorrindo, não utilizar adereços na cabeça (como boné, gorro, faixa, entre outros); nem brincos, piercing, camiseta regata ou camisa de time de futebol.

2ª Via

Todos os documentos exigidos para 1ª via, além de documentação complementar e obrigatória para os casos especificados abaixo:

2ª via por motivo de roubo, furto, extravio ou perda

  • Boletim de Ocorrência (B.O.) registrado pela internet (na página da Delegacia Eletrônica da Polícia Civil do Paraná) ou, em caso de roubo, feito presencialmente em Unidade Policial
  • Comprovante do número da Carteira de Trabalho anterior

Esta comprovação pode ser feita com: extrato do PIS/PASEP ou FGTS; ou requerimento do seguro-desemprego ou Termo de Rescisão do contrato de trabalho homologado; ou ficha funcional fornecida pelo empregador.

2ª via para continuação

Quando um dos campos da sua Carteira de Trabalho estiver esgotado, o interessado pode pedir que seja emitida a 2ª via. Neste caso, basta apresentar a Carteira anterior.

2ª via por inutilização

A Carteira de Trabalho deve ser substituída quando: apresentar emendas ou rasuras; estiver sem fotografia ou se a fotografia foi substituída; não contiver a data de expedição, a assinatura do emissor ou a assinatura do interessado. Nesses casos, é preciso apresentar:

  • Carteira inutilizada
  • Comprovante do seu número, caso ele não esteja legível.

Esta comprovação pode ser feita com: extrato do PIS/PASEP ou FGTS; ou requerimento do seguro-desemprego ou Termo de Rescisão do contrato de trabalho homologado; ou ficha funcional fornecida pelo empregador.

Previsão de entrega: 15 dias corridos a contar da data de solicitação.

A retirada deve ser feita no mesmo local onde o interessado deu entrada no documento.

Não precisa agendar atendimento.

Mais informações

Telefone: 3350-3500

E-mail: postocrt@smte.curitiba.pr.gov.br

Horários de atendimento: 08h às 17h

Fundação de Ação Social

Locais de Atendimento

Os locais de atendimento são equipamentos urbanos utilizados ou pertencentes à cidade.